Projeto de inteligência artificial da Cedae é finalista do Prêmio Finep de Inovação
Sistema inovador será usado para melhorar o controle da qualidade da água e reduzir riscos ao abastecimento
O projeto pioneiro da Cedae de usar inteligência artificial para controlar a qualidade da água, o IAguas, foi escolhido como um dos finalistas do Prêmio Finep de Inovação 2025, Regional Sudeste.
Desenvolvido em parceria com a startup VM9, NOAH e Universidade Federal Fluminense (UFF), o Iaguas aplica a inteligência artificial no monitoramento e prevenção de riscos à qualidade da água, criando modelos capazes de identificar anomalias em mananciais e emitir alertas prévios, permitindo ações antecipadas que evitem problemas ao abastecimento.
O prêmio visa reconhecer e divulgar projetos apoiados pela Finep que se destacam por seus esforços em fortalecer o ecossistema de inovação e converter o conhecimento em processos, bens e serviços inovadores, em diferentes categorias. A comissão julgadora atribuiu nota aos critérios qualidade da apresentação, originalidade da solução, impacto gerado, interdisciplinaridade e mobilização do sistema de inovação.
Os vencedores das etapas regionais serão conhecidos em evento a ser realizado no dia 11 de setembro, na sede da Finep no Rio de Janeiro, e estarão automaticamente classificados para a final da etapa nacional do prêmio.