Luiz Marinho detalha estímulos à contratação de jovens via aprendizagem profissional

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, é o convidado desta quinta-feira, 21 de agosto, do Bom Dia, Ministro. Na conversa com profissionais de rádio e portais de várias regiões do país, a partir das 8h, ele vai exaltar os números relativos às contratações de jovens por meio do programa de aprendizagem profissional, em virtude da celebração do Dia Internacional da Juventude (celebrado em 12 de agosto).
70 MIL CONTRATAÇÕES – O primeiro semestre de 2025 registrou saldo positivo de quase 70 mil contratações de jovens por meio da aprendizagem profissional. O número representa crescimento de 18,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 59 mil. Com o resultado, o país alcançou, em junho, um total de 668 mil aprendizes ativos, um recorde histórico. Do total de jovens contratados, 5,24% não tinham concluído o ensino fundamental, 3,16% haviam concluído essa etapa e 43% cursavam o ensino médio.
LEI DA APRENDIZAGEM – A Lei da Aprendizagem representa uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho formal, ao oferecer aos jovens a primeira experiência com carteira assinada. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais, o que amplia as chances de empregabilidade no futuro. Podem ser contratados como aprendizes jovens entre 14 e 24 anos, desde que estejam matriculados em instituições de qualificação profissional credenciadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O programa oferece remuneração proporcional ao salário mínimo por hora trabalhada, com jornada reduzida de até seis horas diárias para facilitar a conciliação entre trabalho e estudo. A formação técnica é gratuita e combina aulas teóricas com a prática profissional nas empresas. O jovem aprendiz tem direito a FGTS com alíquota de 2%, 13º salário, vale-transporte e férias — que devem coincidir com o recesso escolar.
CAMPANHA — Outra iniciativa para promover a inclusão produtiva de jovens que será abordada pelo ministro é a campanha de comunicação “Espelhos”, que integra o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes e é mais uma estratégia implementada na ocasião do Dia Internacional da Juventude. O lançamento reuniu representantes do governo, setor privado, fundações, institutos, movimentos sociais e organizações de juventude, em um esforço conjunto para debater e construir melhores oportunidades de emprego e renda para jovens em situação de vulnerabilidade.
TARIFAS — Outro assunto que será abordado pelo ministro Marinho são as iniciativas do Governo Federal para proteção do trabalhador e auxílio às empresas impactadas pelas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos a setores produtivos do Brasil. Destacam-se entre as medidas a criação da Câmara Nacional de Acompanhamento do Emprego — responsável por monitorar, analisar e propor ações para preservar postos de trabalho no país. Entre as atribuições do novo colegiado estão acompanhar estudos e diagnósticos sobre o nível de emprego nas empresas diretamente afetadas pelas tarifas, bem como avaliar os efeitos indiretos nas cadeias produtivas.
CRÉDITO DO TRABALHADOR — O ministro também irá detalhar a portabilidade, o planejamento financeiro e os dados gerais do Crédito do Trabalhador — programa federal que facilita o acesso ao crédito para milhões de empregados do setor privado, promovendo inclusão financeira e maior segurança econômica. O programa permite que trabalhadores celetistas, domésticos, rurais solicitem crédito a taxas de juros mais baixas junto a instituições financeiras habilitadas.

AO VIVO – O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h, em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de A Voz do Brasil.
PARTICIPE – Emissoras e jornalistas interessados em participar do Bom Dia, Ministro podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *