Light faz operação contra furto de energia no Recreio, Vargem Grande e Vargem Pequena

Ação mobiliza cerca de 500 profissionais e conta com a parceria da Iguá Saneamento. Empresas também oferecem atendimentos aos clientes da região

 

A Light realiza, nesta terça-feira (19/8), uma grande operação de combate ao furto de energia no Recreio, Vargem Grande e Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ação mobiliza cerca de 500 profissionais e conta com a parceria da Iguá Saneamento, além do apoio da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), do 31º batalhão da Polícia Militar e do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).
Durante a operação, as equipes atuam para identificar e coibir as ligações clandestinas de energia e água, popularmente conhecidas como “gatos”, que oferecem riscos à segurança da população e comprometem a qualidade do fornecimento.
Somente na parte da manhã, a Light já inspecionou estabelecimentos comerciais como padaria, clube, restaurante, barbearia, academia e mercado. Até o momento, 667 serviços já foram realizados no total e encontrados 74 locais com irregularidades. Quatro registros policiais foram feitos e três pessoas foram conduzidas para a delegacia.
A Agência Móvel da Light e uma estrutura de atendimento da Iguá Saneamento também estão disponíveis para os clientes, oferecendo serviços como negociação de débitos, troca de titularidade, pedidos de nova ligação e cadastro na Tarifa Social.
As ligações clandestinas, além de configurarem crime previsto no artigo 155 do Código Penal, colocam em risco a vida das pessoas e comprometem a qualidade do serviço, aumentando as ocorrências de falta de energia, incluindo para hospitais, clínicas médicas e outros serviços essenciais.
“Nosso objetivo é aprimorar a qualidade do serviço oferecido à população. O enfrentamento ao furto de energia é essencial para garantir mais segurança, confiabilidade e estabilidade no fornecimento. Nossas ações visam regularizar o serviço prestado, proteger a população e construir um sistema elétrico mais eficiente e seguro para todos”, afirma Bruno Rodrigues, superintendente de Proteção da Receita da Light.
Para a Iguá, o maior alerta para a população é o risco de contaminação da água causado pelas ligações clandestinas. “Essa prática prejudica diretamente o funcionamento da rede de abastecimento de água e gera o risco de contaminação. As ligações clandestinas trazem prejuízo para toda a população, porque reduzem a pressão e a disponibilidade de água e dificultam o planejamento operacional. Nosso compromisso é atuar de forma integrada para combater essas irregularidades, garantindo mais segurança e qualidade no fornecimento de água para todos”, ressalta Leonardo Soares, diretor de Relações Institucionais da Iguá.
Furto de energia: prejuízo para todos
Nos primeiros sete meses de 2025, a empresa regularizou 1.600 ligações clandestinas e normalizou cerca de 79 mil instalações irregulares em residências e comércios, recuperando aproximadamente 74,74 GWh de energia – o suficiente para abastecer cerca de 31 mil residências durante um ano. No período, foram realizadas 88 mil inspeções, resultando na emissão de 34 mil notificações. Para se ter uma ideia do tamanho do desafio, a cada 100 clientes regulares, 35 furtam energia elétrica.
Denuncie
Para reforçar o combate a esse tipo de crime, a Light firmou parceria com o Disque-Denúncia. Agora, ligações clandestinas e furtos de cabos podem ser denunciados, de forma anônima, pelo número (21) 2253-1177, disponível 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *