Educação de Volta Redonda cria núcleo para relações étnico-raciais

Iniciativa atende à orientação do governo federal de que cada secretaria tenha uma equipe para cuidar especificamente das políticas de equidade racial

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), implantou em 2025 o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Nerer). A iniciativa atende às demandas internas da rede municipal de ensino e às orientações do governo federal sobre a importância de cada secretaria ter uma equipe que cuide especificamente das políticas de equidade racial.

O Nerer está ligado ao Departamento Pedagógico da SME com as funções de consultor, indutor e promotor das políticas de educação para as relações étnico-raciais nas escolas da rede municipal, atuando desde a Educação Infantil até os Anos Finais (Ensino Fundamental), passando pelas modalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial.

De acordo com o coordenador do Nerer, o professor Douglas Lucas, o núcleo para relações étnico-raciais é uma inovação. “Segundo o Diagnóstico de Equidade 2024, produzido pela Secadi-MEC (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação), somente 15% dos municípios do país declaram ter uma equipe nesse sentido”, contou.

“Em Volta Redonda, temos uma característica transversal, abordando os temas importantes para a formação integral dos alunos, como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e étnica, entre outros, de forma integrada a todas as disciplinas e não como matérias isoladas. E trabalhamos com todas as etapas e modalidades, traçando metas para cada uma e compreendendo as suas especificidades”, explicou o secretário de Educação de Volta Redonda, Osvaldir Denadai.

Entre as ações principais se destaca a formação para gestores, com nome de “Curso Antonieta de Barros: gestores e o compromisso antirracista”. “O curso ocorre de forma híbrida, com aulas presenciais e atividades assíncronas como aulas gravadas e tarefas online”, falou o professor Douglas Lucas, afirmando que as ações do Nerer têm sido avaliadas positivamente pelos diretores das unidades escolares da rede.

Principais funções do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais

O Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (Nerer) tem como principais funções a produção de materiais pedagógicos para professores e alunos; a promoção de atividades lúdicas, concursos, visitas pedagógicas para os alunos; o acompanhamento pedagógico de denúncias de racismo ou conflitos raciais envolvendo os alunos da rede; além do acompanhamento pedagógico dos alunos indígenas, latinos ou vindos de países do continente africano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *