8 de outubro de 2025
MacaéMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Macaé inaugura primeiro núcleo do estado para pacientes com fibromialgia

Macaé será pioneira no estado do Rio de Janeiro ao inaugurar, no dia 29 de agosto, às 17h, o Núcleo de Fibromialgia de Macaé. O espaço oferecerá atendimento multiprofissional com serviços de neurologia, psiquiatria, fisioterapia, psicologia e nutrição, além do clínico geral.

“O Núcleo nasce para acolher e cuidar de quem convive com a fibromialgia, oferecendo escuta, atenção e tratamento especializado. É mais um avanço na saúde de Macaé, porque essa é a Macaé que cuida, que olha para cada pessoa com respeito e sensibilidade. Com a inauguração, o paciente terá um local de referência, onde será atendido por uma equipe preparada para oferecer cuidado atento e contínuo”, afirma a secretária Executiva de Atenção Básica, Simone Sales.

De acordo com o coordenador do núcleo, Eliézer Pacheco, a iniciativa atende a uma demanda histórica de pacientes que sofrem com uma condição crônica que causa, além de dor, cansaço, entre outros sintomas.

“Em Macaé são cerca de 13 mil pessoas diagnosticadas com a doença, sendo que 90% são mulheres. É de extrema importância atender todo esse público, que até então não tinha um núcleo específico para atendimento prioritário”, ressaltou.

O coordenador aponta ainda que, recentemente, a sanção da Lei Federal 15.176/2025 reconheceu a fibromialgia como deficiência, garantindo prioridade no atendimento e acesso a políticas públicas específicas.

“Essa é uma conquista que vai mudar a vida de muitas pessoas. Vamos oferecer um cuidado integral, voltado para as necessidades físicas e emocionais dos pacientes”, concluiu.

O Núcleo de Fibromialgia de Macaé funcionará no quarto andar do prédio da Casa da Criança (Rua Dr. Télio Barreto, 316, Centro). O atendimento no local será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, bastando apresentar o laudo com o diagnóstico para agendamento dos serviços.

Fibromialgia

Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) apontam que cerca de 3% da população brasileira tem fibromialgia, uma doença que causa dor em todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, alterações de memória e de atenção, cansaço excessivo e depressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *