Lançamento de livro traz história e diagnóstico social do programa Replantando Vida, da Cedae

Publicação será lançada nesta quarta-feira (18/6) na sede da Companhia, no Centro do Rio

Como parte das comemorações do mês do meio ambiente e do aniversário de 50 anos da Cedae, a Companhia lança nesta quarta-feira (18/6), às 10h, na sede da empresa, a publicação “Replantando Vida: Justiça Social e Restauração Ambiental”. Dividida em dois volumes – “Justiça Social e Restauração Ambiental” e “Entre Mudas e Mudanças” -, a obra conta a história do programa, apresenta os resultados alcançados, explica sua metodologia e traz o diagnóstico social da sua força de trabalho.

O objetivo da publicação é levar a experiência do programa a um público mais amplo, estimulando outras empresas e órgãos públicos a adotarem políticas semelhantes. O Replantando Vida une restauração florestal de regiões degradadas e de áreas fundamentais para a segurança hídrica do estado, como matas ciliares, à capacitação profissional e inclusão social de pessoas egressas do sistema prisional.

A cerimônia de lançamento do livro será marcada pela entrega dos primeiros exemplares aos parceiros do programa e pelo painel “Replantando Vidas: o papel das empresas na reconstrução de trajetórias”, que terá a participação de ex-integrantes do programa, apenados, empresas parceiras e da equipe da Cedae.

Além do diretor-presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, estarão presentes os secretários estaduais Bernardo Rossi (Ambiente e Sustentabilidade) e Maria Rosa LoDuca Nebel (Administração Penitenciária); o juiz da Vara de Execução Penal, Rafael Estrela Nóbrega; do presidente da Fundação Santa Cabrini, parceira da Cedae no programa, Clécius Silva de Sousa; e da equipe técnica da Cedae responsável pelo programa e pela publicação.

Sobre o Replantando Vida
Criado há 24 anos, o programa já plantou 4,5 milhões de árvores, resultando na recuperação de uma área de aproximadamente 2 mil hectares. Todas as mudas foram produzidas nos oito viveiros mantidos pela Cedae, que têm capacidade de produzir mais de 2 milhões de mudas por ano de 264 espécies nativas da Mata Atlântica, 40 delas ameaçadas de extinção.

Devido ao Replantando Vida, a Cedae é a empresa que mais emprega mão de obra carcerária no Brasil, com 600 apenados trabalhando atualmente em diversos setores da Companhia. Desde seu início, mais de 4 mil pessoas já passaram pelo programa, que coleciona 33 prêmios nacionais e internacionais.

SERVIÇO
Data: 18/6 (quarta-feira)
Horário: 10h
Endereço: Av. Presidente Vargas, 2655 – térreo – Centro, Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *