Praia da Glória passa a ser monitorada pelo Inea e está própria para o banho

Um cantinho escondido em um dos cartões postais mais famosos do Rio, a Praia da Glória tem atraído cada vez mais visitantes. Há 2 meses, a praia começou a ser monitorada. Estão sendo feitos testes de balneabilidade no local, e a notícia é ótima: a praia está própria para banho.

Os técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recolhem amostras da água e monitoram a qualidade.

“Além de a praia estar balneável, a gente pode afirmar que a vida marinha voltou nessa região. As tartarugas voltaram. Espécies marítimas que não tinham, como cavalo marinho e diversos outros tipos de peixe, também estão de volta”, fala Bernardo Rossi, secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade.

Outras 300 praias do RJ também são monitoradas. A faixa de areia na Glória é oficialmente a mais nova praia do estado. Uma solicitação dos próprios frequentadores.

“Quando eu era criança eu não vinha de jeito nenhum, porque era muito suja, e agora ela está limpa, tem até peixinho, tartaruga”, conta a produtora Fernanda Franco.

Os adeptos da canoagem também aproveitam.

“É gostoso, dá um alívio de estresse, uma tranquilidade para começar o dia bem, está bem legal”, fala o administrador Leonardo Antônio.

Pequena faixa de areia tem visão para o Pão de Açúcar — Foto: Reprodução/TV Globo

O governo do estado afirma que algumas obras foram essenciais para que a água ficasse mais limpa, como o desvio do Rio Carioca, que escoava para a Praia do Flamengo e que foi redirecionado para o Emissário Oceânico.

Com isso, 20 milhões de litros de água contaminada deixaram de ser jogados diretamente na praia. A economia da região também se beneficia.

“Eu trabalho aqui há 32 anos e agora está uma maravilha. Depois do Rio Carioca, que desviou a rede de esgoto daqui, levou para o Emissário, isso aqui melhorou muito, a frequência melhorou, a praia está mais despoluída, mais limpa. O fluxo de pessoas melhorou”, conta o barraqueiro José Fernandes.

As autoridades prometem fiscalização permanente para identificar lançamentos irregulares de esgoto nas galerias pluviais e ao longo do Rio Carioca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *