Aulas da Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso!” começam no dia 23 de janeiro

A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e da Secretaria Municipal de Economia Solidária, dará início a partir do dia 23/01 ao projeto da Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso!”, que tem o objetivo de erradicar o analfabetismo. Na próxima semana, entre os dias 10 e 12/01, os 180 educadores e 28 coordenadores de turma serão capacitados pelos formadores que já aplicaram a metodologia de ensino em outras regiões do Brasil.

Nos últimos dois meses, as equipes do projeto se mobilizaram pelas ruas da cidade e fizeram busca ativa de pessoas que ainda não sabiam ler e escrever. Levantamento apontou a existência de mais de duas mil pessoas nesta condição. Os educadores visitaram residências e conversaram com a população nas lojas, igrejas, pontos de ônibus, entre outros espaços. “Não basta só matricular, o grande desafio é justamente fazer com que a jornada possibilite a dignificação desses sujeitos com o acesso a uma educação mais humana”, ressalta Maria Gomes, coordenadora do “Sim, Eu Posso”.

Segundo Allex Teto, coordenador distrital de Inoã, “os educadores batem nas portas e as pessoas convidam para entrar e contam a história de vida, o porquê de não terem conseguido aprender a ler e a escrever. Umas porque trabalhavam, outras porque o companheiro não deixava ou pela falta de oportunidade mesmo”, afirmou.

Desta forma, os agentes tiveram contato com a dimensão afetiva da situação de cada pessoa dentro do processo de busca ativa. “Na medida que a gente foi encontrando pessoas interessadas em ser educandos, havia muita comoção. Eles falavam que era a realização de um sonho para eles e uma oportunidade que abriu a janela do sonho de ler”, afirmou Cristina Weber, coordenadora distrital da sede, no Centro de Maricá.

O “Sim, Eu Posso!”, um método de alfabetização criado pelo Instituto de Pesquisa Latino-americano e Caribenho IPLAC, contempla as condições de vida das pessoas para alcançar o objetivo, que é erradicar o analfabetismo. Reconhecido internacionalmente, o método já alfabetizou quase 11 milhões de pessoas em mais de 30 países. No Brasil, mais de 100 mil pessoas têm sido alfabetizadas com este método, de acordo com acompanhamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Superar o analfabetismo em Maricá é uma prioridade, para que esta parte da população consiga expressar a leitura da realidade através da leitura e da escrita. O desenvolvimento de políticas inclusivas vem sendo pauta de governo na última década, o que se aprofunda na contemporaneidade”, destaca Celso Pansera, presidente do ICTIM.

As aulas serão em locais próximos das moradias dos educandos e em horários que possibilitem a frequência assídua. Caso você conheça alguém que ainda não sabe ler e escrever, basta fazer contato com o número (21) 99932-8202.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *