9ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Meriti
São João de Meriti, a segunda cidade do Brasil acima de 200 mil habitantes que mais investiu em Saúde, é palco da maior conferência de saúde da sua história. O encontro, com 540 inscritos, 58% dos participantes usuários do SUS, aconteceu hoje (25/3) na quadra da Escola Municipal Professora Graça Grijó, em Vilar dos Teles. O tema em debate foi: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
O objetivo foi reunir os três componentes do Sistema Único de Saúde: os usuários, os trabalhadores e os gestores para refletirem juntos sobre a construção, a ampliação e a reformulação das políticas públicas de saúde do município.
No discurso feito na abertura do evento, o prefeito da cidade, Dr. João Ferreira Neto, disse: “Essa conferência pode ser considerada uma das mais importantes da nossa história. Hoje, sai daqui o documento que irá nortear a Saúde durante os próximos quatro anos. Estamos entre as dez maiores cidades do Brasil que mais investem em Saúde. Meu agradecimento a todos os participantes, à população de São João de Meriti, à Câmara de Vereadores, ao grupo de trabalhadores da Saúde, ao governador Claúdio Castro e à Câmara de Deputados do Rio de Janeiro que me ajudam a melhorar cada vez mais o atendimento prestado em nosso município”.
A professora e usuária dos serviços do município Jussara Castro, 55 anos, falou das melhorias na Saúde e o quanto é fundamental ouvir a opinião da população: “Sou muito grata por participar dessa conferência. Apresentar as nossas necessidades é de suma importância para o avanço da cidade”.
Ao longo do evento, os inscritos foram divididos em dez grupos que discutiram as seguintes temáticas: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
O deputado estadual Valdecy da Saúde, colaborador das melhorias realizadas em Meriti, disse: “Como membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, estarei sempre em busca de recursos para melhorar cada vez mais a saúde do nosso município”.
A secretária municipal de Saúde Marcia Lucas destacou o papel da conferência: “Para que as ações aconteçam é preciso que o município apresente as suas demandas. O prefeito Dr. João é médico, tem um olhar voltado para a pasta e conhece todas as dinâmicas e necessidades da Saúde. Daí a importância de ter um gestor que entenda e execute todas as propostas que estão sendo debatidas aqui hoje. Não paramos de avançar, pegamos um sistema sucateado e agora podemos dizer que ampliamos nossas equipes, reformamos todas as unidades de saúde, inauguramos postos e, em breve, teremos um centro de reabilitação aqui no município, um hospital de oncologia e uma maternidade municipal”.
As carências da rede municipal de saúde foram registradas em um documento com 12 propostas que seguirão para debate no Governo do Estado até chegar ao Governo Federal e 33 indicações de ações foram feitas para o Plano Municipal de Saúde, que tem duração até 2027.
Também participaram do evento o deputado federal Bebeto da Veggi, a presidenta da Conferência Municipal de Saúde Dra. Malu, o conselheiro estadual de Saúde Alcir de Jesus, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Alfredo Marangoni, a coordenadora do Fórum Municipal de Usuários da Saúde Lanuzier Juner, o representante do Fórum de Trabalhadores da Saúde Dr. Wagner Vitor, a maioria do secretariado e vereadores locais.