‘5ª Caminhada de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama’ deixa Itaperuna mais colorida

A “5ª Caminhada de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama” deixou o município de Itaperuna muito mais colorido, com a cor rosa predominante pelas ruas da região central da cidade.

O sol forte e a alta temperatura do último sábado, 07, não impediram que mais de 300 pessoas (a maioria mulheres), participassem do evento em celebração ao ‘Outubro Rosa’ realizado pelo Instituto Mulher Melhor. Neste ano, o Instituto ganhou reforço através das parcerias com a CLIM (Clínica da Mulher) e com a FNCC (Frente Nacional de Combate ao Câncer), além do patrocínio da UniRedentor.

A concentração foi na Concha Acústica para entrega de kits, orientações, aquecimento e logo em seguida, caminhada até a Rua Lenira Sá Tinoco, no Bairro Vinhosa. Algumas pessoas – idosos e crianças – foram transportados pelo Expresso Bigbus; outros puxaram a caminhada em cima do trio elétrico; e a maioria dos demais participantes, caminhando com muita alegria e energia positiva.

Apesar de ser um momento de total descontração, também tiveram momentos de incentivo ao autoexame da mama, com a frase que foi diversas vezes repetida nas ruas “Amiga se Toca”; além do pedido ao Poder Público, solicitando atenção especial à saúde das mulheres através das mamografias, ultrasonografias da mama e até mesmo as biópsias, quando necessárias.

Ao final da caminhada o evento continuou com aulão de zumba, corte de cabelo, design de sobrancelhas, massagem facial, exposição de artesanatos com o Recanto do Artesão São José, aferição de pressão e teste de glicose com os alunos do curso de Enfermagem da UniRedentor.

Ainda teve testes de visão, manutenção e limpeza de óculos realizado por óticas parceiras, apalpação das mamas realizada pelas médicas da CLIM, encaminhamentos para mamografia pelo SUS através do Programa Saúde da Mulher, além da parceria com a Escola Aquarela e a CAA (Clínica de Atendimento ao Autista).

Luciana Moreira, subsecretária municipal de Políticas para Mulheres, e fundadora do Instituto Mulher Melhor, idealizou a Caminhada do Outubro Rosa.

“Acredito na prevenção como gatilho, para que mulheres criem a consciência da importância de se tocar. Essa caminhada tem trazido engajamento entre as mulheres que a cada ano fazem crescer esse movimento tão importante no município de Itaperuna, priorizando assim a sua saúde. Agradeço a toda equipe que fez o Outubro Rosa acontecer, aos patrocinadores, apoiadores, parceiros, voluntários e a todos que participaram dessa caminhada de mulheres potentes”, finaliza Luciana.

Também participaram da caminhada instituições como Rotary Clube Itaperuna, Lions Clube Itaperuna, APAE Itaperuna, Grupo de Apoio a Famílias Atípicas de Itaperuna, profissionais da área da saúde, assistência social, além de moradores de bairros e distritos.

Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação; e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *