Itatiaia realiza 1º Fórum de Saúde Mental
O plenário da Câmara Municipal sediou nesta quarta-feira (06/09), em alusão ao setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o 1° Fórum de Saúde Mental. O evento foi realizado pela Prefeitura de Itatiaia, através da Coordenação de Saúde Mental, setor vinculado à Secretaria de Saúde, e foi aberto ao público, moradores e usuários dos equipamentos de saúde mental.
O objetivo do encontro foi apresentar e informar como funciona a rede de saúde mental, quais os serviços oferecidos pelos equipamentos e como ter acesso aos serviços, através do Ambulatório da Saúde Mental, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), a Residência Terapêutica e o Leito de Saúde Mental.
– Nós já reorganizamos a residência terapêutica de forma apropriada. Estamos agora reorganizando o ambulatório de saúde mental e também mudando o CAPS para um lugar maior, devido ao crescimento da nossa demanda e ao aumento de profissionais, como psiquiatra, psicólogo e assistente social. Estamos ainda em processo para criarmos um leito psiquiátrico dentro do hospital, espaço que está sendo reformado – relata Diretora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário de saúde, Luiz Eduardo Saldanha, salienta a qualidade dos profissionais dos equipamentos de saúde mental e o empenho deles na prestação dos serviços oferecidos aos cidadãos. Ele ressalta as mudanças já feitas no setor e informa que ampliou de quatro para 10 leitos de saúde mental, para atender pacientes em crise.
“Estamos agora trabalhando no atendimento infanto-juvenil. No momento chegamos a 70% dos medicamentos psiquiátricos disponíveis na rede pública e estamos com licitação para que possamos disponibilizar os outros 30% também”, conta.
O Prefeito Irineu Nogueira também esteve no Fórum de Saúde mental e lembrou a importância do tema. Segundo ele, a questão se tornou ainda mais importante no pós-pandemia da Covid-19, que afetou muitas pessoas, independente de faixa etária, com o confinamento social determinado pelas autoridades sanitárias.
– E, aqui em Itatiaia, nós estamos investindo muito nessa área e nos atendimentos específicos. Vamos trabalhar ainda mais para melhorar a vida de quem depende desses serviços – concluiu.