27º FNESP reúne Camilo Santana e Marina Silva para debater o papel da educação no desenvolvimento sustentável
Evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, com representantes do MEC, CNE, Inep, OCDE, Unesco-Iesalc, além de lideranças internacionais e nacionais de IES públicas e privadas;
Durante evento, também será apresentado os indicadores da ferramenta que avalia a sustentabilidade no setor de ensino
O 27º FNESP – O Poder da Educação para um Planeta Vivo, maior fórum de ensino superior da América Latina, promovido pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, no Centro de Convenções Distrito Anhembi, em São Paulo. Esta edição, presencial, terá como tema central o desenvolvimento sustentável, destacando o papel das instituições de ensino superior (IES) diante das emergências climáticas globais, e como o setor pode e deve liderar a transformação social, ambiental e econômica necessária para enfrentar os desafios do século XXI. Durante os dois dias, são esperados cerca de 1.200 participantes, entre mantenedores, gestores, educadores do Brasil e de outros países, de instituições de ensino públicas e privadas, com destaque de uma série de renomados especialistas, palestrantes e autoridades públicas.
Entre os nomes já confirmados, estão a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o ministro da Educação, Camilo Santana; a secretária da Seres/MEC, Marta Abramo; o presidente do CNE, César Callegari; a conselheira da Câmara de Educação Básica, Cleunice Rehem; e o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Teixeira. Confira a programação completa aqui.
Também haverá o lançamento e apresentação dos indicadores do Sistema de Avaliação da Sustentabilidade (SAS Semesp). Por meio de uma pesquisa sobre a incorporação da sustentabilidade no setor de ensino superior, o Instituto Semesp aplicou a ferramenta em 154 instituições de ensino superior brasileiras, com a finalidade de medir e oferecer uma visão abrangente, acessível e equilibrada da sustentabilidade nas IES. Diferentemente de rankings internacionais como o GreenMetric, que tendem a privilegiar operações no campus e pesquisa, beneficiando as grandes universidades de países desenvolvidos, o SAS Semesp propõe uma abordagem holística, mais justa e adequada ao contexto das instituições brasileiras e do mundo.
Entre os palestrantes internacionais confirmados para o 27º Fnesp estão Yuma Inzolia, chefe de Formação e Desenvolvimento de Capacidades na UNESCO-IESALC; Deborah Nusche, líder de Projeto na OCDE; Paul LeBlanc, ex-presidente da Southern New Hampshire University (EUA); Jorge Eduardo Arias Garrido, vice-reitor Acadêmico da Universidad Bernardo O’Higgins (Chile); Leigh Kamolins, diretor de Analytics & Avaliação do Ranking QS Quacquarelli Symonds (Reino Unido); Erna Maters, especialista em Políticas de Sustentabilidade na Wageningen University & Research (Holanda); José João Mendes, presidente da Egas Moniz School of Health & Science e do Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz – CiiEM (Portugal); e Rodolfo De Vincenzi, presidente da Realcup.
Os palestrantes trarão perspectivas globais sobre sustentabilidade, ESG e o papel das instituições de ensino superior, abordando temas centrais do desenvolvimento sustentável e apresentando casos de sucesso de IES com ações efetivas integradas à agenda ambiental e social.
O 27º Fnesp também contará com a participação de representantes de instituições de ensino superior e grupos educacionais brasileiros. Entre os confirmados Paulo Eduardo Artaxo Netto (USP/CBN); Francisco Elíseo Fernandes Sanches (FHO); Thais Beldi (Facens); Cíntia Agostini (Univates); Vidal Martins (PUCPR); Manuir José Mentges (PUCRS); Jaime Romero (Unileão); Paula Harraca (Ânima Educação); Cláudia Romano (Instituto Yduqs/Semerj); Roberto Valério (Cogna); Aderbal Alfredo Calderari Bernardes (Unifia); Ruy Guérios (Eniac).
Já as salas simultâneas, que acontecerão paralelamente à programação, vão aprofundar cinco eixos temáticos — Maturidade Digital e IA, Sustentabilidade e ESG, Marketing, Institucional, Soluções Financeiras e EAD — com debates sobre transformação digital, educação a distância, captação e permanência de alunos, governança, compliance, financiamento estudantil, empregabilidade e inclusão social. Entre os destaques, a discussão sobre legislação educacional e o novo marco regulatório da EAD, com Luciana Maia Campos Machado, coordenadora da Rede de EAD do Semesp; Raquel Torcani Carmona, diretora Jurídica do Semesp; e Simone Horta Andrade, presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), e o debate sobre empregabilidade como estratégia de captação e permanência, com Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp.
O evento também promoverá o HackLab Fnesp, uma maratona empreendedora que reunirá estudantes universitários para desenvolver um projetos inovadores que funcionem como solução para problemas reais enfrentados pelas instituições de ensino superior. Ao longo de três dias, os participantes receberão treinamentos em diversas áreas e, ao final, apresentarão seus projetos em formato de pitch no palco do Fnesp, diante de mais de mil gestores e líderes do setor, além de uma banca julgadora composta por três especialistas em educação.
Os três melhores grupos serão premiados: o 1º lugar receberá R$ 10 mil (dez mil reais), um ano de acesso à Alura e mentoria da Fundacred; o 2º lugar ganhará um tablet e um ano de acesso à Alura; e o 3º lugar será contemplado com um vale-compras de R$ 200 (duzentos reais) no site da Amazon, além de um ano de acesso à Alura.
Esta edição, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contará ainda com o Espaço EcoTroca, uma ativação interativa que estimulará a conscientização de práticas sustentáveis, convidando o público a refletir sobre o papel da educação e da cooperação na construção de um futuro mais equilibrado e sustentável. No local, os participantes acumularão pontos ao reabastecer recipientes nos pontos de hidratação ou ao entregar materiais recicláveis, que permitirão jogadas em um game com recompensas. A cada meta coletiva alcançada, novas premiações serão sorteadas, reforçando a importância do engajamento conjunto, assim como do descarte e gestão adequados de resíduos e do consumo responsável de recursos.
No dia 26, o encerramento do evento será com a palestra do jornalista especializado em meio ambiente André Trigueiro, que trará uma reflexão sobre o poder da educação para a construção de um planeta mais sustentável. Confira a programação completa aqui.
27º Fnesp – O Poder da Educação para um Planeta Vivo
Data: 25 e 26 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo – SP
Mais informações e inscrições: Link
Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos oferecer soluções para o desenvolvimento sustentável das instituições associadas e contribuir para a melhoria da educação acadêmica no país. Comprometido com a inovação, coordena redes de cooperação educacional, realiza estudos por meio do Instituto Semesp e promove a interação entre mantenedoras, profissionais e estudantes. Organiza eventos como o FNESP, maior fórum de ensino superior da América Latina, o Conic, as Jornadas Regionais, as Missões Técnicas nacionais e internacionais, entre outros, além de capacitar profissionais por meio da Universidade Corporativa Semesp.