1ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação transforma Paracambi em polo de conhecimento e integração
Encerrando nesta sexta-feira (24/10), a 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Paracambi (SEMCTIP) foi um sucesso absoluto! A iniciativa da Prefeitura marca um passo decisivo na consolidação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico do município, reforçando o compromisso da gestão com o setor de CT&I.
Organizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTIP), o evento reuniu mais de 150 atividades ao longo de cinco dias, transformando a cidade em um grande espaço de aprendizado e troca de experiências entre instituições de ensino, governo e comunidade.
“Fizemos uma integração de todas as iniciativas do Cederj, do IFRJ, da Faeterj e da ETE Paracambi com as da Prefeitura de Paracambi, através da articulação do nosso secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Carlos Senna, que é experiente. Estamos vendo as ações de governo acontecerem de forma integrada. Vamos fazer desta experiência uma referência para todos os estados, assim como a Fábrica do Conhecimento já é”, ressaltou o prefeito Andrezinho Ceciliano.
Para o secretário Carlos Senna, o evento cumpriu sua missão de aproximar a população, especialmente de crianças e jovens, do universo científico, despertando a curiosidade e incentivando o pensamento inovador.
“Estamos encerrando a primeira Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação com a sensação de dever cumprido. Esse resultado só foi possível porque unimos esforços e acreditamos no potencial transformador da Ciência. O prefeito Andrezinho Ceciliano tem puxado essa pauta com visão e sensibilidade, entendendo que investir em conhecimento é abrir caminhos para o futuro dos nossos jovens”, destacou Senna.
O secretário agradeceu a toda a equipe da SMCTIP, que, segundo ele, “foi incansável para fazer o evento acontecer”. Senna disse também que a parceria com as instituições da Fábrica do Conhecimento — IFRJ, Faeterj, ETE Paracambi e Cederj — se fortaleceu ainda mais, reforçando a parceria entre o poder público, o setor acadêmico e a comunidade.
Ao longo da semana, foram realizadas exposições, palestras, workshops, lançamento de livro e oficinas voltadas à difusão da ciência e à valorização dos talentos locais. Entre os destaques, a tradicional Feira Municipal de Ciência e Tecnologia (Femucti), o Festival Cine Educação e a XII Semana da Matemática, que mobilizaram centenas de estudantes.
Participação do Governo Federal reforça parcerias estratégicas
A primeira edição da SEMCTIP também contou com o apoio de importantes instituições federais, evidenciando a integração de Paracambi com políticas nacionais de Ciência e Inovação. O Planetário Digital do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) foi uma das atrações mais disputadas, encantando crianças e jovens com uma imersão interativa no universo e nas descobertas da astronomia.
Outro ponto alto foi a palestra “Impacto circular e logística reversa”, ministrada pelo superintendente da Casa da Moeda do Brasil, Marcos Pereira, que destacou a importância da presença da instituição em eventos regionais.
“Agradeço ao secretário Carlos Senna, pela oportunidade de participar da I Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Paracambi. Foi incrível ver a energia e o entusiasmo de alunos e professores, trocar experiências com todos e apresentar as iniciativas da Casa da Moeda do Brasil em Economia Circular e Logística Reversa. Mais uma vez, mostramos a força da inovação e do talento que temos no interior do Estado”, afirmou Marcos Pereira.
Tanto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) quanto a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foram expositoras no evento. No mesmo formato, a Eletronuclear promoveu, em seu espaço, um tour virtual 3D pelas usinas nucleares para mostrar, de forma interativa, o funcionamento e a segurança da energia nuclear. A ação também apresentou projetos voltados à proteção ambiental e ao uso responsável dos recursos, reforçando o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade.
Saiba mais
A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação está alinhada à Lei Ordinária nº 1.869, que estabelece mecanismos de incentivo e fortalecimento do setor no município. A legislação prevê apoio financeiro, fiscal e estrutural a iniciativas tecnológicas, fomento à criação de startups, desenvolvimento de aplicativos, e a consolidação de incubadoras, hubs e polos tecnológicos — estimulando a cultura empreendedora nas escolas e promovendo a integração entre poder público, empresas e academia.
A iniciativa faz parte do programa Inova Paracambi, que reforça o compromisso da Prefeitura em investir na educação, inovação, tecnologia e conhecimento como pilares estratégicos para o desenvolvimento local.

