13 de novembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoNotíciasNotícias 24hs

1ª Mostra Educa Social atrai milhares de participantes e profissionais da Educação e da Assistência Social

A Secretaria de Educação (Semed) e da Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo promoveram, nesta quinta-feira (13/11), a 1ª Mostra Educa Social – Boas Práticas da Educação e Assistência Social. O evento terá o segundo dia e o encerramento, nesta sexta-feira (14/11), de 8h às 17h, novamente na sede da Semed, na Avenida Benjamin Pinto Dias, 955, no Centro. A iniciativa contou com o apoio e produção da Secretaria Municipal de Comunicação Social.

Moderna estrutura

A mostra realizada de forma inédita no município contou com uma moderna estrutura dividida em 80 estandes, com a participação de 40 escolas e creches municipais por dia e dos equipamentos da Semasc (Cras, Creas, Centro Pop e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), atraindo milhares de participantes, profissionais da Semed e Semasc, usuários dos equipamentos e demais secretarias municipais para a quadra do antigo Abeuzinho.

Boas práticas

“Queremos declarar nossa gratidão ao prefeito Márcio Canella, vice-prefeita Mariana Malta, ao secretário chefe de Gabinete, Marcelo Canella e ao nosso parceiro Antonio Rueda (presidente do União Brasil). Hoje é um dia inédito que está acontecendo em Belford Roxo, com essa intersetorialidade e parceria entre Educação e Assistência Social, fazendo essa mostra de boas práticas. Na Educação Infantil, que é a base de desenvolvimento e o futuro das nossas crianças. Eles estão animados e ansiosos em fazerem suas apresentações, preparadas nas suas casas e escolas. Isso que enriquece e é combustível para o nosso trabalho. Quero dar boas-vindas a todos os presentes, que tenhamos dois dias bons, que as pessoas prestigiem as apresentações e os estandes, para que os participantes saiam da mostra de uma forma muito boa”, destacou a secretária de Educação, Sheila Boechat.

Apresentações culturais

O evento apresentou exposições, apresentações culturais, trabalhos dos estudantes, professores e corpo técnico das unidades escolas, iniciativas positivas e inovadoras. Cada estande dialogou com os participantes, atraindo a atenção de adultos, crianças e familiares sobre a importância da articulação intersetorial, entre Educação e Assistência Social, ressaltando o ótimo trabalho nas unidades escolares e na garantia dos direitos sociais de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também marcou presença no evento.

Ação inédita

“Eu estou muito feliz porque é uma ação inédita em Belford Roxo. Muita gente fala em Intersetorialidade, mas ninguém sabe como fazer, e está aqui a prova, de como se fazer, está aqui o resultado, com esse evento maravilhoso. Estamos entregando resultados, seguindo as determinações do prefeito Márcio Canella, com todo o apoio da vice-prefeita, do secretário Marcelo Canella, que tem nos dado para podermos mostrar o potencial que nossa cidade tem. Esses dois dias, o palco não é nosso, é do povo, das pessoas que produzem, para podermos mostrar o quanto nós temos de talento, produção e criatividade na nossa cidade. A intersetoriedade pode acontecer sim, basta querer”, declarou o secretário de Assistência Social, Diogo Bastos, que fez um agradecimento especial ao secretário de Comunicação Social, Marcos Paulo Ribeiro Lopes, pelo apoio e a criatividade e no trabalho de montagem de toda a estrutura na 1ª Mostra Educa Social – Boas Práticas da Educação e Assistência Social.

Apresentações culturais

No primeiro dia aconteceram 13 apresentações culturais e musicais de alunos de creches e escolas municipais e de usuários dos equipamentos da Assistência Social, que arrancaram calorosos das autoridades e público presente na feira.

Uma das apresentações mais emocionantes aconteceu com os pequenos alunos, Mariela, Elizeu e Isis, da Escola Municipal de Educação Especial Albert Sabin, do bairro Nova Piam, com uma explicação interativa e demonstrativa sobre o desperdício da água, como, a lavagem correta das mãos, a higiene e os cuidados com o nosso Planeta.

“Treinamos legal para essa apresentação. A apresentação ficou bem legal e fiquei feliz que minha mãe pode participar na plateia”, afirmou o animado Elizeu.

Grande interatividade

Também se apresentaram a Creche Municipal Professora Maria da Silva Barbosa, C. M. Vereador Nilson de Souza, C.M. Ursinhos Carinhosos, C.M. Sargento Welerson Lopes “Leleço”, Ciep 366 Municipalizado Simone de Beauvoir, Instituto Estrela Azul, Cras Bom Pastor, Cras Sargento Roncalli, Cras Centro, Cras Wona, Cras Lote XV, Associação Comunitária da Cidadania Fluminense, Primeira Infância / Ludicidade / Roberta Lima.

“Um evento maravilhoso com uma grande interatividade entre as escolas e a assistência social. A Secretaria de Educação vive um novo tempo e temos  recebido um grande apoio da atual gestão da Semed e da Prefeitura de Belford Roxo”, disse a gestora Taty Santos, da Escola Municipal Geovanna Vitória de Barros Firmino, de Andrade Araújo.

Interação com os participantes

O encontro proporcionou momentos de reflexões, emoções e fortalecimento de estratégias conjuntas e de políticas públicas entre Educação e Assistência Social. Os secretários Sheila Boechat e Diogo Bastos percorreram todos os estantes interagindo com os participantes e os profissionais das secretarias de Assistência Social e Educação.

Prestigiaram o evento, os secretários municipais de Cultura (André Carvalho), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Flávio Gonçalves), Agricultura (Adriano Oliveira do Nascimento), Esporte e Lazer (Rodolfo Carvalho), o subsecretário de Defesa Civil, Osni Feitosa e também o presidente da Câmara Municipal, o vereador Markinho Gandra, além dos parlamentares Amigo Binho e Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *