Férias no CCBB RJ: programação de atividades gratuitas do CCBB Educativo
O mês de janeiro chega com aquele gostinho de férias para as crianças e famílias. E um dos grandes desafios é garantir muita diversão para todos. Pensando nisso, o Centro Cultural Banco do Brasil RJ conta com uma programação repleta de atividades gratuitas de artes, música, teatro e contação de histórias desenvolvidas pela equipe de arte-educadores do CCBB Educativo – Lugares de Culturas.
Entre as novidades, foram desenvolvidas para o Laboratório de Artes do Ateliê Aberto diversas atividades que remetem a brincadeiras de gerações passadas e mostram como pode ser divertido, criativo e interessante brincar longe das telas.
E para completar, no período de 5 a 31 de janeiro, as atividades que habitualmente acontecem apenas nos finais de semana no Ateliê Aberto, também serão oferecidas durante a semana, como ótimas opções para movimentar as férias escolares e conectar as famílias.
Confira as atividades da programação para as férias:
AÇÃO NO TÉRREO – ENTRA NA HISTÓRIA
“Entra na História” é uma atividade de contação circulante. Com um teatro de brinquedos, a história nos apresenta a um simpático camaleão que, pelos caminhos da floresta, faz uma grande descoberta. Local: térreo do CCBB RJ. Classificação: livre. Segundas, quartas, quintas e sextas: 12h e 16h. Participação por ordem de chegada.
ATELIÊ ABERTO – LABORATÓRIO DE ARTES: O QUE O VENTO LEVA
Em tempos em que as telas ocupam cada vez mais o nosso olhar e que temos, em apenas um clique, todas as coisas prontas em nossas mãos, esta atividade propõe uma retomada a uma experiência sensível e fundamental: o brincar. Na atividade “O que o vento leva” os participantes criarão pipas, desde a montagem da estrutura até a sua customização. Brincar é reafirmar memória, corpo e identidade. Nessas férias, que tal desacelerar e dar vida a um brinquedo que atravessa gerações? Local: Ateliê Aberto do Educativo, 1° andar. Segundas, quintas e sextas: 13h, 15h e 17h. Quartas: 17h. Sábados e feriados: 15h e 17h. Domingos: 11h, 15h e 17h. Classificação: a partir de 5 anos. Participação por ordem de chegada.
ATELIÊ ABERTO – LABORATÓRIO DE ARTES: SE ESSA RUA FOSSE
A equipe do CCBB Educativo – Lugares de Culturas convida o público para participar da atividade “Se Essa Rua Fosse”, com foco na valorização da cultura brasileira, da expressão corporal e da contação de histórias. Um encontro especial que celebra brincadeiras populares, cantigas, cirandas e fábulas, com muito movimento, criatividade e alegria. Que tal deixar o celular de lado e vir relembrar e aprender as brincadeiras passadas de geração em geração? Na atividade “Se Essa Rua Fosse” teremos cantigas brincadas como “Dona Aranha”, a canção portuguesa “Tangolomangolo”, cirandas e músicas-brinquedo unidas aos jogos populares como Cinco Marias e Cama de Gato. Local: Ateliê Aberto do Educativo, 1° andar. Segundas, quintas e sextas: 13h, 15h e 17h. Quartas: 17h. Sábados e feriados: 15h e 17h. Domingos: 11h, 15h e 17h. Classificação: a partir de 5 anos. Participação por ordem de chegada.
ATELIÊ ABERTO – LABORATÓRIO DE ARTES: BRINCADEIRAS BORDADAS
A proposta consiste na criação de um grande bordado coletivo formado por palavras que remetam a brincadeiras, brinquedos e cantigas de roda da infância que façam parte de memórias dos participantes. O tecido fica disponível para que o público venha espontaneamente bordar. Tudo começa com a provocação do público, para que reflita e converse sobre memórias de brincadeiras de infância, com perguntas como “qual era sua brincadeira favorita?” “e seu brinquedo?” “alguma cantiga/brincadeira de roda marcante na sua vida? Qual?”. A partir dessa conversa, o público será convidado a pensar em palavras e pequenas frases que respondam a essas perguntas, associadas a essas memórias e a essas brincadeiras. Por fim, essas palavras serão bordadas no tecido para compor um grande bordado coletivo. Local: Ateliê Aberto do Educativo, 1° andar. Segundas, quintas e sextas: 13h, 15h e 17h. Quartas: 17h. Sábados e feriados: 15h e 17h. Domingos: 11h, 15h e 17h. Classificação: a partir de 5 anos. Participação por ordem de chegada.
ATELIÊ ABERTO – LABORATÓRIO DE ARTES: INVENTAMUNDOS
Inspirado nas bonecas de papel e nas histórias em quadrinhos infantojuvenis, o laboratório “Inventamundos” tem como objetivo desenvolver a criatividade do visitante e criar um personagem original com história, cenário e roupas customizadas. Utilizando materiais diversos, propõe-se uma reflexão sobre a complexidade das formas e cores que compõem uma figura, aproximando os participantes do universo da ilustração, com foco na exposição “Viva Mauricio – Mauricio de Sousa, a experiência imersiva”. Local: Ateliê Aberto do Educativo, 1° andar. Segundas, quintas e sextas: 13h, 15h e 17h. Quartas: 17h. Sábados e feriados: 15h e 17h. Domingos: 11h, 15h e 17h. Classificação: a partir de 5 anos. Participação por ordem de chegada.
ATELIÊ ABERTO – LABORATÓRIO DE ARTES: FORMAS DO MANGUE
A atividade “Formas do Mangue” convida o público a investigar o universo dos manguezais por meio da criação de esculturas inspiradas nas formas dos mangues e de sua fauna e flora. Utilizando argila, plantas secas e gravetos, cada participante desenvolverá sua própria interpretação desse ecossistema. Ao final, as esculturas serão integradas a uma maquete do território brasileiro, permitindo observar como os manguezais se relacionam com outros biomas. A experiência reúne criação, investigação e imaginação, aproximando o público deste ecossistema vital, tema da exposição “Manguezal” em cartaz. Local: Ateliê Aberto do Educativo, 1° andar. Segundas, quintas e sextas: 13h, 15h e 17h. Quartas: 17h. Sábados e feriados: 15h e 17h. Domingos: 11h, 15h e 17h. Classificação: livre. Participação por ordem de chegada.
PEQUENAS MÃOS – MANGUEZINHOS
A atividade “Manguezinhos” propõe uma imersão no universo dos manguezais, ecossistema rico em vida e fundamental para o equilíbrio ambiental. Em um ambiente de descoberta as crianças são estimuladas a observar formas, texturas e cores presentes na natureza, experimentando com as mãos a modelagem dos bichos do mangue. Esta atividade convida o público a pesquisar os animais que vivem ali e criar esculturas inspiradas neles para formar o próprio manguezal. Local: Ateliê Aberto do Educativo, 1° andar. Sábados e feriados: 13h. Duração: 30 a 40 minutos. Classificação: 3 a 7 anos. Participação por ordem de chegada. Até 02 de fevereiro.
HORA DO CONTO – A PALHAÇADA INVENTADA
“Com Licença minha gente, Com vocês eu vim falar, Precisei voltar muitas vezes, Para poder recomeçar, Da minha terra eu trago, Uma história pra contar”. Tradicionalmente no mês de janeiro é celebrada a Folia de Reis. E na formação desta cultura popular existem os músicos, o mestre folião e os palhaços. Nessa história, acompanhamos uma criança que nasce em uma família que possui uma nação de Folia e sonha em participar dos festejos, mas não se sente representada pela figura do palhaço. Esta história será apresentada pela educadora Hiata Bruno, cuja família possui uma nação de Folia de Reis em Barão de Juparanã. Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar. Segundas e quintas: 11h. Sextas, sábados, domingos e feriados, às 14h. Tempo de duração: 30 min. Classificação: livre. Participação por ordem de chegada.
HORA DO CONTO – PEIXE VIVO
“Peixe vivo” é uma contação de história que utiliza o teatro de sombras para contar de forma poética e imagética a vida de dois pescadores em uma viagem em meio aos segredos das águas dos rios, mares e mangues. Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar. Segundas e quintas: 11h. Sextas, sábados, domingos e feriados, às 14h. Tempo de duração: 30 min. Classificação: livre. Participação por ordem de chegada.
HORA DO CONTO – A FONTE DOS BICHOS
De uma mesma fonte podemos descobrir várias histórias e aprendermos muitas coisas. Uma fábula é uma historieta protagonizada por animais com analogia a nós mesmos. Inspirada em algumas fábulas de La Fontaine, a contação propõe, entre jabutis, lebres, ratos e leões, trazer para o público importantes lições sobre humildade, gratidão e um pouco de biologia. Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar. Segundas e quintas: 11h. Sextas, sábados, domingos e feriados, às 14h. Tempo de duração: 30 min. Classificação: livre. Participação por ordem de chegada.
HORA DO CONTO – LA FONTAINE
O CCBB Educativo – Lugares de Culturas convida o público para assistir as contações de história inspiradas nas fábulas de La Fontaine, onde animais falantes ganham vida para compartilhar histórias cheias de humor, imaginação e pequenas lições sobre o viver. Um encontro em torno da palavra falada, da escuta e da tradição da oralidade, com muita diversão e múltiplas aventuras. Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar. Segundas e quintas: 11h. Sextas, sábados, domingos e feriados, às 14h. Tempo de duração: 30 min. Classificação: livre. Participação por ordem de chegada.
Nos dias 10 e 24/01 (sábado), a Hora do Conto será sobre Histórias de Memórias – Patrimônio.
CCBB Educativo – Lugares de Culturas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais: facebook.com/ccbb.rj | Instagram: @ccbbrj | x.com/ccbb_rj | tiktok.com@ccbbcultura
Para mais informações sobre os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo

