Nova Iguaçu realiza Dia D de Multivacinação e amplia cuidados com as mulheres no Outubro Rosa
O sábado (18) foi de cuidados com a saúde em Nova Iguaçu. A Prefeitura promoveu o Dia D Nacional de Multivacinação, com 60 unidades de saúde da Atenção Primária abertas das 8h às 17h para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O movimento foi intenso nos postos por toda a cidade.
Foram ofertadas vacinas que compõem o Programa Nacional de Imunização (PNI), ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre elas estavam: a BCG, Hepatite B, Dengue, Covid, Pneumocócica 10-valente, Influenza, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, Hepatite A e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
O subsecretário de Atenção Primária em Saúde, Bruno de Castro, reforçou a importância da iniciativa.
“A atualização da caderneta é essencial. A vacina salva vidas e faz parte da prevenção e promoção da saúde. Por isso, os pais devem ficar atentos às doses pendentes. Além do Dia D, nossas unidades seguem vacinando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.”
Na Policlínica Regional da Família de Ambaí, um dos locais mais procurados, Cíntia Madona Estrela, de 38 anos, levou a filha Manuelle, de 4 anos, para receber as doses da DTP e da VIP (paralisia infantil).
“Não me descuido com a saúde da minha filha. As vacinas me dão segurança, tanto que ela quase não fica doente. A prevenção é a melhor coisa”, afirmou.
Moradora do bairro, Larissa Dias, levou os três sobrinhos — Anthony (6), Davi Luiz (9) e Tuany (10) — para atualizar a caderneta.
“Hoje fui mãe por um dia”, brincou. “Um deles tem medo da agulha, mas foi rápido e ele entendeu que é necessário. A vacinação é um ato de amor”, ressaltou.
Dia D também do Outubro Rosa
Enquanto as crianças e adolescentes eram vacinados, as Clínicas da Família e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade também abriram as portas para o Dia D do Outubro Rosa, voltado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
As unidades abriram em horário integral neste sábado, também das 8h às 17h. Foram oferecidos exames preventivos (Papanicolau), exame clínico das mamas, solicitações de mamografia e orientações sobre autocuidado.
“A mulher procura a unidade mais próxima, passa por uma triagem e já sai com o exame agendado, com dia e hora marcados. Nos dois primeiros sábados deste mês, mais de sete mil mulheres buscaram consultas e exames”, destacou Bruno de Castro, que acompanhou o atendimento nos postos.
Na Policlínica de Ambaí, a agente comunitária Rosemere da Cruz Santos, de 61 anos, aproveitou o sábado para cuidar da própria saúde.
“Durante a semana é mais difícil. Aqui fui atendida em menos de 10 minutos e já saí com o pedido de exame de sangue e consulta com nutricionista. É ótimo ter essa facilidade perto de casa”, explicou.
As unidades de saúde seguirão com os atendimentos do Outubro Rosa nos dois próximos sábados, das 8h às 13h. Enquanto a Campanha Nacional de Multivacinação continua até 31 de outubro.