Vulcão entra em erupção na República Democrática do Congo

O vulcão Nyiragongo, localizado na República Democrática do Congo, entrou em erupção na noite desse sábado (22.mai.2021). O governo do país africano ordenou a evacuação de Goma, cidade de quase 2 milhões de habitantes que fica próxima ao vulcão.

O Ministério da Gestão de Emergências de Ruanda, país cuja fronteira é próxima a Goma, informou que mais de 3.500 congoleses atravessaram a divisa entre as nações. A mídia estatal do país disse que eles seriam hospedados em escolas e locais de culto.

Patrick Muyaya, ministro das Comunicações do país, escreveu em seu perfil no Twitter neste domingo (23.mai) que o fluxo das lavas perdeu intensidade ao longo da noite e que a “avaliação da situação humanitária está em andamento”.

Segundo a Reuters, o fluxo de lava em direção a Goma parece ter parado a algumas centenas de metros dos limites da cidade.

O Nyiragongo é um dos vulcões mais ativos do mundo e é considerado um dos mais perigosos.  A última vez que entrou em erupção foi em 2002. Na época, 250 pessoas morreram 250 e 120 mil ficaram desabrigadas depois que a lava atingiu Goma. Cerca de 20% da cidade foi destruída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: