Vigilância Ambiental segue com ações de sanitização em São Gonçalo

Equipes atuam diariamente no combate à proliferação do coronavírus e no controle das arboviroses

O combate ao coronavírus tem ações permanentes em São Gonçalo. O objetivo é conter o avanço da doença. Por isso, em todos os dias úteis da semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, vão às ruas e órgãos públicos para a sanitização com o quaternário de amônia de 5ª geração. Em média, as ruas de seis bairros são visitados de segunda à sexta-feira.    

Nesta semana, 30 bairros serão beneficiados com a presença das motofogs. A sanitização é feita com o uso do quaternário de amônia de 5ª geração, que tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. O produto é usado nas ruas da cidade através das motofogs e em alguns órgãos públicos através da motobomba. O objetivo principal é eliminar o vírus do ambiente, reduzindo o contágio entre a população.

O cronograma das visitas aos bairros é feito baseado em dados informados pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que faz o levantamento de quais são os bairros com maior número de casos da doença. A aplicação do produto rompe a cápsula do coronavírus e o elimina do ambiente. 

Nesta semana, os bairros Maria Paula, Sacramento, Vista Alegre, Barro Vermelho, Alcântara, Jardim Alcântara, Boa Vista, Santa Izabel, Guarani, Santa Catarina, Raul Veiga, Vila Três, Porto da Pedra, Almerinda, Boaçu, Vila Lage, Fazendo dos Mineiros, Mangueira, Parada 40, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Brasilândia, Covanca, Salgueiro, Paraíso, Jardim Nova República, Rosane, Vila Iara, Neves e Palmeiras serão contemplados.

Nos bairros, são usadas as motofogs com o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina, que tem a mesma eficácia e tecnologia usada na China. Para eliminar o coronavírus nas unidades de saúde e hospitais é usado o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em água, que é aplicado por um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada. 

Inseticida – A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo também realiza o trabalho de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti – transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya – nas ruas dos bairros da cidade. Para este trabalho, também são usadas as motofogs, que são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. 

A aplicação do produto, na semana de 7 a 11 de junho, será nos seguintes bairros: Porto da Pedra, Jardim Catarina, Nova Cidade, Mangueira, Parada 40, Trindade, Paraíso, Santa Luzia, Luiz Caçador, Recanto das Acácias, Patronato, Tribobó, Mutondo, Gradim, Novo México, Alcântara e Jardim Alcântara.

Vale lembrar que os produtos utilizados são autorizados pelo Ministério da Saúde e são os mesmos utilizados em todas as cidades do Brasil. 

Programação Sanitização:

Segunda-feira (7): Maria Paula, Sacramento, Vista Alegre, Barro Vermelho, Alcântara e Jardim Alcântara    

Terça-feira (8): Boa Vista, Santa Izabel, Guarani, Santa Catarina, Raul Veiga e Vila Três 

Quarta-feira (9): Porto da Pedra, Almerinda, Boaçu, Vila Lage, Fazendo dos Mineiros

Quinta-feira (10): Mangueira, Parada 40, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Brasilândia, Covanca e Salgueiro

Sexta-feira (11): Paraíso, Jardim Nova República, Rosane, Vila Iara, Neves e Palmeiras 

Programação do controle de arbovirose:

Segunda-feira (7): Porto da Pedra, Jardim Catarina e Nova Cidade    

Terça-feira (8): Mangueira, Parada 40, Jardim Catarina e Trindade 

Quarta-feira (9): Paraíso, Santa Luzia, Luiz Caçador e Recanto das Acácias 

Quinta-feira (10): Patronato, Tribobó e Mutondo

Sexta-feira (11): Gradim, Novo México, Alcântara e Jardim Alcântara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: