Vigilância Ambiental e Zoonoses de Mesquita realiza tratamento perifocal em pontos estratégicos

A Secretaria de Saúde de Mesquita, através do Departamento de Vigilância Ambiental e Zoonoses, realizou no início de abril um tratamento perifocal nos pontos estratégicos dos bairros BNH, Bairro Industrial e Rocha Sobrinho, contra a dengue, zika, e chikungunya. Os agentes também fizeram o serviço de higienização no setor de Fisioterapia da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa.

O tratamento perifocal acontece periodicamente pela equipe. Mas, de 15 em 15 dias, é direcionado a pontos estratégicos, como ferros-velhos e borracharias, entre outros. Para esse tratamento, é utilizado fumacê costal e bombas manuais em locais de difícil acesso para combater os mosquitos alados. O cadastro é realizado pelo próprio órgão responsável, o Departamento de Vigilância Ambiental Sanitária e Zoonoses. Já para a higienização, o serviço é solicitado. Porém, nesse caso, somente as repartições públicas da cidade podem fazer a solicitação, como escolas, clínicas da família, policlínica, entre outros.

De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental, Sérgio Vigas, os agentes têm atuado também no combate a roedores urbanos. Além disso, o diretor destaca a importância da ciência do trabalho do órgão para a cidade. “É importante que os setores públicos do município tenham conhecimento desse serviço e façam a solicitação. Estamos à disposição, principalmente no momento atual em que estamos vivendo, devido à pandemia, em que os cuidados preventivos devem ser constantes”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: