Vencedores do concurso cultural do IPTU de Mesquita visitam a prefeitura

Nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, foram divulgados os três desenhos vencedores do concurso cultural “Como o IPTU pode mudar minha cidade?”. Promovido em parceria entre a Subsecretaria Municipal de Fazenda e a Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, a atividade foi parte integrante do projeto “Educação Cidadã nas Escolas”. A ideia foi informar os alunos sobre o processo de arrecadação de tributos. E, assim, mostrar como é importante para o município em que elas residem. Principalmente do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU.

No concurso, alunos do 5º ano da rede municipal foram desafiados a apresentar, por meio de um desenho, como o IPTU pode mudar a realidade de Mesquita. Uma comissão, então, foi responsável por avaliar as ilustrações produzidas pelos alunos e, assim, escolher as que vão ilustrar capa e contracapa do carnê do IPTU 2021.

Os alunos trabalharam por cerca de um mês com os professores nas ideias para os desenhos. Além disso, eles tiveram acesso a uma cartilha com informações importantes sobre a arrecadação do IPTU. Essa é uma forma de estimular a criatividade desses estudantes, mas também de começar a conscientizá-los como cidadãos”, avalia Mariana Faria Santos, superintendente municipal de recursos financeiros da Secretaria Municipal de Educação.

Escolhidos

Para a capa, no entanto, um fato inusitado aconteceu. “Entendemos que era possível unir dois trabalhos vencedores do concurso cultural em um, então fizemos isso. Foi essa junção que acabou sendo utilizada na capa do carnê”, explica o subsecretário municipal de Fazenda de Mesquita, Luiz Alberto Melo. Nesse caso, os desenhos escolhidos foram feitos pelas alunas Samarah Lopes, da Escola Municipal Expedito Miguel; e Maria Eduarda, da Escola Municipal Santos Dumont. “Achei essa ideia muito legal. Minha filha é muito criativa, mas é um pouco envergonhada. Adorei ver que um desenho dela vai chegar nas casas dos mesquitenses a partir desse carnê”, comemora Cristiane Lopes, moradora da Vila Emil, mãe de Samarah.

Já na contracapa, estará estampado um desenho feito por Vitor Vinícius Machado, de 15 anos, que mora em Santa Terezinha e é aluno da Educação Especial, matriculado na Escola Municipal Professor Marcos Gil. “O Vitor ama desenhar. Para ele, essas atividades são extremamente importantes”, valoriza Priscila Machado, mãe do jovem, sem disfarçar o orgulho que sente pelo talento dele para o desenho. Esse também foi o sentimento de Marcos Henrique Gomes, pai de Maria Eduarda, morador do Cruzeiro do Sul. “Eu ainda não tinha visto o desenho dela, só vi hoje. E ficou ótimo. Dá para ver o quanto ela ficou feliz com essa atividade”, conta ele.

Exposição

Para valorizar as crianças que participaram do concurso, os desenhos que entraram na seleção foram expostos no saguão da Prefeitura Municipal de Mesquita. E permanecerão ali até segunda-feira. Mas só os três vencedores do concurso cultural estiveram na sede do governo municipal nesta sexta, para evitar aglomerações. Além dos responsáveis, eles foram acompanhados pelos diretores das escolas em que estudam. Os alunos foram convidados para visitar as dependências do prédio, conhecendo áreas como a Controladoria, a Administração e a Comunicação, entre outros setores.

Mostramos para eles quem são as pessoas que trabalham na parte de licitações, por exemplo. E também a designer que trabalhou o carnê do IPTU 2021 com os desenhos deles. Certamente foi um dia inesquecível para esses jovens”, diz Debora Moreira, gestora financeira da Secretaria Municipal de Governança de Mesquita.

Educação Cidadã nas Escolas

O projeto começou com a elaboração de uma cartilha explicativa, criada pela Subsecretaria Municipal de Fazenda. Ela foi distribuída em setembro a cerca de 1.200 famílias e está disponível para download no endereço http://minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/20200814-CARTILHA-IPTU-3.pdf. Ao todo, a cartilha tem 12 páginas, em formato A5. Para atrair a atenção das crianças do 5º ano da rede municipal, há imagens coloridas ajudando a ilustrar parte do conteúdo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito