fbpx

Várias ações estão sendo realizadas pelas equipes de saúde em toda Guapimirim, levando conscientização e prevenção ao suicídio

Durante todo o mês de setembro várias ações estão sendo realizadas pelas equipes de saúde em todo o município, levando conscientização e prevenção ao suicídio.

Na Clínica de Saúde da Família do Vale das Pedrinhas não foi diferente. Foi realizado para os usuários da unidade uma palestra sobre o tema, além de um delicioso café da manhã e a atenção que a população tanto merece.

Segundo o setembroamarelo.org, as razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

A primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e pessoas em pé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: