Vacinação Antirrábica atende população do Sumaré e do Parque Araruama, em São João de Meriti

Na última quarta-feira (9/6), São João de Meriti realizou mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2021, nas praças do Sumaré e do Parque Araruama. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde, por meio da Superintendência de Promoção e Bem-Estar Animal e da Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica, contempla cães e gatos com mais de quatro meses de idade.

A raiva é uma doença transmissível que pode atingir animais e, por consequência, também o homem. A transmissão ocorre quando a saliva do pet infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, através de mordidas, arranhões ou mesmo lambidas e pode ser, na maioria das vezes, letal.

A promoção desta campanha vai muito além da prevenção de uma doença. “É uma forma de aproximação com a população, protetores, tutores para orientar e educar sobre a importância do cuidado com os animais”, disse o auxiliar veterinário e acadêmico, Caio Duarte.

A importância da iniciativa que acontece de forma itinerante é muito maior do que pensamos. “Eu tenho cinco animais e me preocupo em mantê-los com a vacinação sempre em dia. Essa ação sendo perto de casa facilita e muito a nossa vida. Afinal, os nossos bichinhos são família da gente”, conta a dona de casa Laudicéia Souza, moradora do bairro Sumaré.

A ação contabilizou 1.751 animais vacinados, entre cães e gatos, e possui previsão de ocorrer até agosto ou enquanto durarem os estoques das vacinas.

A prefeitura ressalta que, diante do cenário de pandemia da Covid-19, todas as medidas preventivas estão sendo tomadas por parte dos agentes sanitários, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Mas é fundamental que a população não deixe de tomar todos os cuidados e, se possível, compareça até os postos de vacinação com apenas um responsável por animal.

Acredite, a prevenção é a forma mais fácil e rápida de lidar com a doença. Vacina é sinônimo de proteção para todos. Por isso, cuide da saúde do seu pet e mantenha a vacinação dele em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: