USF Roberto Silveira realiza atividades em comemoração ao Dia das Mães em São Gonçalo

Em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no dia 12, a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Roberto Silveira, em Vista Alegre, realizou, nesta quarta-feira (8), um evento de comemoração às pacientes da unidade. A ação contou com diversas atividades voltadas às mulheres, buscando uma forma de criar um vínculo com a comunidade e mostrar os serviços prestados pela equipe do posto.

“Nosso objetivo é fazer uma aproximação da comunidade com o posto. Não é apenas sobre saúde, também damos um acolhimento aos pacientes. Faço cerca de seis eventos por ano e nesses dias realizo uma forma diferente de passar os saberes e prevenções sobre a saúde. Misturar conhecimento com conscientização e entretenimento. Uma integração dos diversos problemas que envolvem a saúde, como a mental, sempre vista como prioridade”, explica Sandra Brito, administradora da unidade e responsável pelo evento. 

Dentre os serviços disponibilizados no evento, houve os atendimentos básicos com os profissionais da unidade, como clínica geral, auriculoterapia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite, e assistência social, orientando os direitos dos pacientes e disponibilizando o encaminhamento para a emissão de documentos de identidade, certidão de nascimento e certidão de casamento. Além disso, ocorreu uma palestra, ministrada pela enfermeira, Lyra Tannus, onde foi abordada a saúde da mulher. 

“Discutimos com as pacientes a necessidade de fazer exames físicos e laboratoriais de imagem. Assim como, apresentei os serviços e atendimentos disponibilizados na nossa unidade. Estamos sempre à disposição para todo mundo, a procura é grande e o retorno é maior ainda e fazemos para atender da melhor forma a comunidade”, declara Lyra. 

Também ocorreu um sorteio com brindes para presentear as mulheres e mães. A paciente de 56 anos, Selma Barbosa, ficou entusiasmada com a iniciativa. Acompanhante e moradora do bairro há mais de 30 anos, é paciente da unidade e sempre frequenta os eventos realizados nas datas comemorativas. 

“Vim acompanhada da minha filha e do meu neto que também são pacientes aqui. Sempre me tratei aqui, principalmente com a clínica geral. As funcionárias daqui são todas muito simpáticas e acolhedoras, deixando-nos com liberdade a conversar e pedir ajuda. O que mais gostei foi do conhecimento que aprendi na palestra sobre saúde da mulher. Fiquei muito feliz com o sorteio, porque de todas as vezes foi o primeiro que ganhei e estava precisando disso. Todos os anos eles avisam quando tem esses eventos e sempre enche de pessoas”, conta Selma. 

Outras atividades ocorreram, como a participação de uma equipe da Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) demonstrando o processo de formação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt e as formas de prevenção, como Zika, Dengue e Chikunguya. Além de uma equipe da Enel realizando atendimentos, troca de lâmpadas e realização de cadastro da conta de luz para baixa renda. 

Ao todo, mais de 50 mulheres foram atendidas no evento, que contou com a atuação de enfermeiras, assistente social, educador físico, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), coordenadores da Atenção Básica de Saúde, e outras especialidades. 

A USF Roberto Silveira conta com 5500 mil pacientes cadastrados e realiza 2 mil atendimentos ao mês, com atendimentos de clínico geral, vacinação, psicologia, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, dentista, educador físico, preventivo, coleta de sangue, puericultura, puerpério e Bolsa Família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: