Unidade de saúde do Porto Novo, em São Gonçalo, amplia atendimento

Espaço foi reformado e adota sala de classificação de risco  

Com mudanças estruturais e espaços para melhor receber os pacientes, a Unidade Básica de Saúde Haroldo Pereira Nunes, no Porto Novo, já atendeu a mais de 2 mil pessoas desde que foi reinaugurada, há menos de um mês. Com atendimento de cinco especialidades, o posto recebeu o padrão das novas unidades de saúde, com a aplicação das normas de humanização e acessibilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

Um dos maiores ganhos da unidade foi a sala de classificação de risco, que não necessita de agendamento e realiza a aferição da glicose, pressão arterial, realiza os testes rápidos para detectar as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e ainda tira dúvidas gerais dos pacientes. “O posto de saúde é outro e a população já percebeu isso. Tivemos um aumento grande na procura dos atendimentos desde que voltou”, disse a administradora Carla de Souza.

 A unidade oferece seis especialidades: odontologia, cardiologia, geriatria, ginecologia, pediatria e clínica geral. Através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), ainda há uma educadora física à disposição da população. As marcações são realizadas durante dois dias, uma vez por mês, para o mês seguinte.

Além dos profissionais, ainda há serviços disponíveis como vacinação, atendimentos da enfermagem e o laboratório para a coleta de sangue, urina e fezes. Os agendamentos para o laboratório são feitos às quartas-feiras e os atendimentos acontecem às segundas. “Outra novidade é que ganhamos a sala de curativos que, por motivo de higienização, fica com a porta da sala aberta para o quintal do posto”, explicou Carla, que pretende realizar palestras de interesse público na unidade, como a que aconteceu, no último dia 14, sobre a Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. 

O posto está todo informatizado, também agenda as consultas de outras especialidades e de exames na Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo; está climatizado, com acessibilidade – piso tátil, rampa, barras e banheiro adaptado com campainha de emergência – e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.