União Brasil confirma Soraya Thronicke como candidata à Presidência

União Brasil confirmou nesta sexta-feira (5), durante convenção nacional em São Paulo, a candidatura da senadora Soraya Thronicke (MS) à Presidência da República.

Com o anúncio, Soraya se torna a quarta candidata mulher nas eleições de 2022, um recorde desde a redemocratização.

O candidato a vice-presidente na chapa é o ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra, também do União Brasil, conforme antecipou o analista Gustavo Uribe. Cintra é economista e foi deputado federal e vereador de São Paulo, além de candidato a prefeito da capital paulista em 2000.

Além de Cintra e de Soraya, a convenção contou também com o governador de São Paulo e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB), o primeiro a discursar, o candidato do União Brasil ao Senado, Sergio Moro, e o presidente do partido, Luciano Bivar, além de outras figuras do partido.

Foi Bivar quem oficializou o nome de Soraya à Presidência, dizendo que a senadora foi aprovada pela comissão instituidora do partido.

Resultado da fusão do DEM com o PSL, o União Brasil tinha o próprio Bivar como pré-candidato, mas ele anunciou a desistência no último domingo (31), informação antecipada pela analista de política da CNN Thais Arbex.

Em maio, a legenda abandonou negociações com o MDB e o PSDB para a articulação de uma candidatura única. Emedebistas e tucanos acabaram formando a chapa com Simone Tebet (MDB) e Mara Gabrilli (PSDB), que conta com o apoio do Cidadania.Como informou a analista de política da CNN Basília Rodrigues, o União Brasil é dono da maior fatia do fundo partidário, com mais de R$ 1 bilhão para investir nestas eleições — a legenda foi procurada por vários partidos, inclusive pela campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na última terça-feira (2), em entrevista à CNN, Bivar reforçou que a senadora Soraya seria a candidata do partido. No mesmo dia, a pré-candidatura dela foi confirmada.

Na segunda-feira, a parlamentar disse que estava à disposição do partido. “Sou intensa e estou de cabeça, corpo e alma na política”, declarou à CNN.

Soraya nasceu em Dourados (MS), é advogada e tem 49 anos. Está em seu primeiro mandato como senadora. Elegeu-se em 2018 pelo PSL apoiando Jair Bolsonaro, que também estava no partido. Antes, a parlamentar foi filiada ao Novo.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.