fbpx

Trump diz que analisa situação de estudantes brasileiros nos EUA

O presidente americano, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (17) que analisa suspender a entrada de estudantes brasileiros na volta às aulas nos Estados Unidos.

Por causa da pandemia de Covid-19, as autoridades americanos estão restringindo a emissão de vistos e a permissão de entrada de estrangeiros provenientes de determinados países. Desde o fim de maio, o Brasil está nessa lista.

“Estamos olhando para isso muito de perto. Estamos cuidando de todos eles”, afirmou ao ser questionado sobre a possibilidade de conceder uma permissão de entrada para os brasileiros.

Transtornos para os estudantes

A pandemia provocou transtornos para os estudantes estrangeiros nos Estados Unidos. No fim de julho, o serviço de imigração e controle de aduanas americano (ICE) afirmou que novos estudantes estrangeiros cujas aulas forem exclusivamente online não poderão entrar no país.

O anúncio foi feito depois que o governo americano desistiu de impor uma regra obrigando estudantes estrangeiros matriculados em instituições com aulas 100% online a deixar o país ou se mudar para escolas ou universidades com ensino presencial.

Ação coletiva

Menos de uma semana após o projeto que obrigava os estudantes estrangeiros a voltarem aos seus países de origem, 17 estados e o distrito de Columbia, onde fica a capital do país, entraram na justiça para impedir a sua implementação.

A medida forçaria muitos estudantes a voltar para seus países de origem no meio de uma pandemia, e a capacidade para estudar seria gravemente comprometida, de acordo com o processo, que foi protocolado em Boston.

Para muitos analistas, Trump fez essa proposta para forçar as universidades a voltar com as aulas presenciais. Algumas universidades admitiram que não reabrirão até 2021— ou seja, depois do prazo determinado pelo governo que queria a reabertura no outono (segundo semestre de 2020).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: