fbpx

Termo de Cooperação vai garantir recuperação do patrimônio histórico de Campos

O prefeito Wladimir Garotinho anunciou nesta quarta-feira (04) uma grande notícia para a preservação da memória de Campos. Através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), será assinado um Termo de Cooperação com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra) para recuperação do patrimônio histórico do município.  O primeiro prédio a ser recuperado será o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Tocos, na Baixada Campista, considerado guardião da memória de Campos, reunindo grande acervo histórico. Também serão contemplados o Mercado Municipal que, este ano, vai comemorar seu centenário, e o Museu Olavo Cardoso. 
– Campos possui vasto potencial para o turismo cultural e, para superar a crise vivida no município, estamos buscando parcerias para viabilizar melhorias para nosso município. Nossa história, que é tão rica e está presente em nossos prédios históricos, merece ser valorizada. Vamos assinar um acordo de cooperação técnica com a Sabra para revitalização dos prédios históricos de Campos, buscando valorizar a memória e o patrimônio cultural. Estamos otimistas no êxito dessa parceria -, ressaltou Wladimir.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas, encontrar alternativas para a recuperação do patrimônio histórico do município tem sido uma das motivações do prefeito Wladimir.  “Campos é celeiro de prédios históricos e culturais, que precisam de preservação.  Esse compromisso com a história e a cultura é muito forte para nós”, destaca Auxiliadora, lamentando perdas como as que vêm ocorrendo com os incêndios do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018, e da Cinemateca, em São Paulo, no final de julho.  

 (Foto: César Ferreira)


A Sabra é uma associação civil com sede em Betim (MG), que será responsável pela captação de recursos para a recuperação do patrimônio. “A Sabra atua em todo o país com expertise na recuperação do patrimônio inclusive tendo atuado em cidades históricas de Minas Gerais”, disse Auxiliadora, lembrando que o entendimento para essa parceria foi iniciado durante as comemorações pelos 20 anos do Arquivo Público, em maio. 
Arquivo Público – O Arquivo Público está instalado no Solar do Colégio e, este ano, completou 20 anos de existência. O equipamento está entre os cinco melhores arquivos públicos do país e se transformou em referência para pesquisadores da região, de outros estados e do exterior, colocando Campos em destaque no campo da educação patrimonial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: