Sonho vivo: após derrota do São Paulo, Fluminense segue na briga por vaga direta na Libertadores

A derrota do São Paulo por 1 a 0 para o já rebaixado Botafogo, na noite desta segunda-feira, mantém vivo o sonho do Fluminense em terminar o Campeonato Brasileiro no G-4 e, consequentemente, garantir uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Com o resultado, o Tricolor paulista caiu para quarto lugar com 63 pontos, dois a mais do que o Flu, quinto colocado. Sendo assim, o time de Marcão ainda pode alcançar a quarta colocação.Para isso, precisará vencer o Fortaleza na última rodada, mas também torcer por um tropeço do São Paulo diante do Flamengo, que está na briga pelo título brasileiro com o Internacional.

Nesse cenário: em caso de derrota do Tricolor paulista, o clube carioca terminará com um ponto a mais (64 a 63); e, em caso de empate no Morumbi, Fluminense e São Paulo terminarão com o mesmo número de pontos (64), mas a equipe das Laranjeiras levará a melhor em número de vitórias (18 a 17).

Taça Libertadores Maracanã — Foto: Conmebol

Fluminense também pode garantir vaga direta em 5º lugar; entenda

Mesmo que não termine no G-4, o Fluminense pode, sim, garantir uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Para isso, precisará assegurar, ao menos, o quinto lugar no Brasileirão e torcer para o Palmeiras contra o Grêmio na final da Copa do Brasil. Os jogos estão marcados para os dias 28 de fevereiro e 07 de março.

Para garantir a quinta colocação, basta o Fluminense empatar com o Fortaleza, na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Neste caso, mesmo que o Grêmio vença o Bragantino, fora de casa, empatará em número de pontos (62), mas terminará com duas vitórias a menos do que o Flu (17 a 15).

Em caso de derrota ou empate do Grêmio, o Tricolor carioca pode até perder o seu jogo. Vale lembrar, no entanto, que as partidas na última rodada acontecerão no mesmo horário. Com 59 pontos e em sexto lugar, o time de Renato Gaúcho é o único que ainda pode ultrapassar a equipe de Marcão no Brasileiro.

Mas por que o Fluminense precisa torcer pelo Palmeiras na Copa do Brasil? 🤔

O Brasil tem direito a sete vagas para a Libertadores (oito, caso o campeão continental seja do país), cinco delas diretas (quatro pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil) e duas para a pré-Libertadores. Caso o campeão da Libertadores seja o mesmo da Copa do Brasil, o regulamento determina que a vaga seja transferida para o Brasileirão, que passa a ter cinco vagas diretas e duas para a pré-Libertadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: