Simulação de acidente gera comoção no Centro de Queimados

Uma colisão entre um caminhão carregando produtos químicos e um carro de passeio parou o centro de Queimados, na manhã desta sexta (21). Três pessoas ficaram feridas e foram socorridas com sucesso. Felizmente, porém, tudo não passou de encenação. Apesar dos olhares espantados de quem passava pela Rua Manuel Muguet, no Centro, a ação foi apenas um simulado organizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros, SAMU e Cisbaf (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense). Cerca de 50 agentes dos órgãos públicos participaram da ação.

O exercício serviu para capacitar os agentes públicos dos órgãos envolvidos e orientar a sociedade civil para este tipo de emergência. Desde o momento do “acidente” até o socorro da última vítima, o local foi isolado e as cenas se desenrolaram como numa gravação de novela. Populares que passavam pelo local paravam e registravam tudo pelo celular. O alívio foi inevitável quando foram avisados de que se tratava de uma simulação.

Além da colisão, a cena contou com a chegada do Corpo de Bombeiros, socorro às vítimas, remoção por ambulância e até contenção do vazamento de produtos químicos com serragem. O trânsito no local foi interditado até as 11h.

O Secretário da Pasta, Davi Brasil, destacou o sucesso da ação: “O simulado serviu para estarmos prontos numa situação real. Precisamos estar atentos a cada detalhe no local do ocorrido. Uma falha pode ser fatal e uma ação conjunta entre Defesa Civil, Bombeiros, Samu e demais órgãos competentes é fundamental para salvarmos vidas e evitarmos tragédias”, afirmou o gestor.

Atenta a cada detalhe, a dona de casa Dagmar Dias (56) passou pelo local no momento da ação e ficou impressionada com o realismo. “Não só eu, mas todo mundo que não sabia ficou muito apreensivo com a cena, foi muito real. Parabéns a todos pelo empenho”, disse a moradora do Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito