fbpx

Setembro Amarelo: escola de Maricá promove passeio ciclístico pela vida

A campanha do Setembro Amarelo, iniciada em 2015, chegou com o objetivo de prevenir suicídios na sociedade brasileira. Diante desse ideal, os professores do Centro Educacional Milton Muniz, em Araçatiba, na cidade de Maricá, decidiram promover um passeio ciclístico pela vida. Na manhã do sábado (18), eles sairão da escola com os alunos e responsáveis, para um evento de bicicletas, com objetivo de abordar o tema e dar sua contribuição nessa pauta extremamente relevante.

“Eu e outros dois professores vamos fazer um passeio ciclístico com os alunos por toda a orla da Lagoa de Araçatiba saindo da escola, que é perto da Prefeitura, e depois voltar. Vamos falar sobre o Setembro Amarelo, como prevenção ao suicídio. Vamos fazer um trabalho em sala e depois a gente vai combinar com esse passeio de bicicleta, todos de amarelinho.”, explicou Mônica Cardoso, de 53 anos, que é uma das professoras engajadas nesse evento.

Mônica contará com apoio dos também professores Guilherme Muniz, de 27 anos, e Gleice Abreu, de 35 anos. Ela ainda falou sobre os alunos que irão participar do evento.

“O Projeto Interdisciplinar foi desenvolvido pelos professores da área de Língua Portuguesa e Ciências e vem sendo trabalhado com a turma 7EFC (7°ano).”

A professora explica também como a ideia surgiu e foi desenvolvida. Segundo ela, a união dos jovens com a internet pede um grau de atenção maior.

“O trabalho teve início nas aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual onde temas como ‘Fake News’ e ‘haters’ foram abordados. O acesso às redes sociais é uma realidade entre os jovens e adolescentes e precisa de uma atenção maior. Associando o mês de Setembro e o trabalho desenvolvido pelos professores de Linguagens, a disciplina de Ciências entrou com o propósito de revelar como o corpo e a mente trabalham juntos para o bem-estar emocional.”

Todo esse esforço e dedicação para a causa têm um motivo: a depressão. Além dela, a fase da adolescência pode ser um período de muitas inseguranças e incertezas, e com isso, merece uma maior dedicação.

“Mais de 300 milhões de pessoas são afetadas pela depressão no mundo e a adolescência é um período difícil, turbulento, com variações do humor e crises emocionais. Os jovens passam por várias situações novas e pressões sociais quando se aproximam da idade adulta e, para alguns, este período de transição é muito difícil.”, falou Mônica sobre a importância do evento e de abordar a temática na escola.

O passeio ciclístico ‘Todos Pela Vida’ acontece no dia 18 de setembro, sábado, às 8h, com saída do Centro Educacional Milton Muniz e trajeto pela Lagoa de Araçatiba, em Maricá. Alunos e responsáveis estão convidados a fazer parte e dar suas contribuições para essa pauta de grande importância.

Cartaz do evento
Cartaz do evento | Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: