Servidores de Queimados recebem certificado de conclusão do curso de formação continuada de Serviço Público Antirracista

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e área interna

O auditório do Celti (Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade) em Queimados, foi palco da entrega dos certificados para servidores comissionados e concursados do município, que concluíram o curso de formação continuada de Serviço Público Antirracista. 

O curso teve um total de oito encontros formativos presenciais, onde foi colocado em pauta o objetivo de pensar o atendimento da população da cidade, com destaque para as pessoas e famílias em vulnerabilidade que são constituídas, em sua maioria, por mulheres  negras ( pretas e pardas) e pobres.

“Minha fala é de puro agradecimento. Mas por quê? Podem perguntar. Respondo como um afago no peito, com um sorriso sem jeito de quem não  vai mais calar. Respondo que tivemos no feito, o efeito e afetar. E assim, meio sem jeito, lhe digo deixe meu corpo e o silêncio falar. Falamos do sorriso resistência, do tom do racismo, do gesto e da dor. Falamos do parto, da intensidade da dor, da falta de tato e do desamor. Falamos de marcas e amordaças e respondemos na “lata” não  vamos  calar. Onde o racismo rasga a alma, o sorriso vira resistência,  conhecimento arma e o fazer diferente  reverência a ancestralidade.”, escreveu Mônica Nascimento, uma das participantes do curso. 

Outra situação que foi discutida, foi a questão das religiões de matriz africana, com depoimentos de servidores e palestrantes que vivenciaram ou vivenciam algum tipo de preconceito por conta da intolerância religiosa. 

O encontro também contou com a presença de algumas artesãs locais (Thais Braz Cantelmo, Marilene mirandela, Clenir Expedito), que trabalham na feira da Praça Nossa Senhora da Conceição e, puderam expor os materiais de origens africanas no encontro, que contou ainda com uma tranceira que fez alguns tipos de penteados.

O curso foi idealizado e coordenado por Giselle de Souza Maria, professora concursada do município, com o apoio do servidor Natan Reis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: