Senac RJ participa do 1º Fórum do Café do Vale do Café, em Vassouras

Evento realizado pela Prefeitura de Vassouras reunirá especialistas do segmento para ampliar perspectivas e desenvolver o empreendedorismo na região do Vale do Café. Fórum terá transmissão virtual e gratuita, no dia 8 de julho.


1° Fórum do Café do Vale do Café será realizado no dia 8 de julho, com o tema “Oportunidades de Negócios e Perspectivas para a Produção do Café e para o Turismo na região”. Seis palestras conduzidas por especialistas serão apresentadas diretamente da Câmara Municipal de Vassouras, com respeito aos protocolos necessários para evitar a propagação da Covid-19, e contarão com transmissão virtual e gratuita. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/forum-do-cafe—2021—vale-do-cafe—rj__1261214

Leonardo Marques, especialista de Bebidas do Senac RJ, será o palestrante do painel ”Café e Gastronomia: experiências muito além da xícara”, que abordará as novidades na cena das cafeterias fluminenses e como o café pode agregar valor aos produtos gastronômicos. 

As modernas cafeterias, integrantes da Terceira Onda do Café, agregam valor à experiência do consumidor a partir de fatores como: direct trade (estreitamento da relação entre produtor e cafeteria), sustentabilidade, serviço do barista, unidades locais de torra, ambiente das cafeterias e, sobretudo, qualidade do café, conferindo uma ampla adição de valor ao grão ao longo cadeia do café de qualidade, do fruto à xícara. Na gastronomia, o café é, cada vez mais, encarado como um versátil e sofisticado ingrediente, incorporado a receitas salgadas, doces e coquetéis . O café de qualidade pode enriquecer a experiência do consumidor da gastronomia”, explica Leonardo.  

Fórum do Café do Vale do Café é organizado pela Prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras (SEDET). O evento conta com apoio das Secretarias de Estado de Agricultura, Desenvolvimento e Turismo de órgãos como TurisRio, Senac RJ, Sicomércio, Fecomércio RJ, Embratur, MAPA, Sebrae, Emater-Rio, Pesagro-Rio, CitVale, ABIH, Ascarj, Universidade de Vassouras e Preservale.​

Confira a agenda completa do 1° Fórum do Café do Vale do Café:
14h às 14h15 – Abertura Institucional

14h15 às 14h25 – Painel 1: Emater-Rio

Os avanços tecnológicos na Cafeicultura com a experiência da Região Noroeste Fluminense.

14h35 às 14h55 – Painel 2: SEBRAE

Desafios Encontrados na Produção de Café.

14h55 às15h15 – Painel 3: OCB – SICOOB Fluminense e AGERio

Financiamentos para produção e negócios com café – linhas de crédito e formas de acesso.

15h15 às 15h35 – Painel 4: Paulo Roberto – Hotel Florença

Rotas de turismo de Café no RJ.

15h35 às 15h55 – Painel 5: Senac RJ


Café e Gastronomia: experiências muito além da xícara.

15h55 às 16h15 – Painel 6: MAPA e ASCARJ


Vantagens da adoção de Indicação Geográfica na Cafeicultura Fluminense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: