SEMAS, em Mesquita, promove evento referente ao Dia Mundial de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. Nesse sentido, a Subsecretaria Municipal de Assistência Social organizou uma programação de dois dias, sendo eles 16 e 17 de junho, a partir das 9h30, no Centro Municipal de Longevidade. Assim, o tema principal será “Na Longevidade, Envelhecer com Respeito É um Direito”.

O evento tem como objetivo conscientizar sobre a data e, assim, propor uma reflexão a respeito do tema. “Esse é um problema social muito pouco questionado, mas que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos. Por isso, é importante que esse assunto não seja apenas debatido entre os idosos, mas também com a comunidade. Assim, eles serão multiplicadores do assunto em outros espaços”, explica a coordenadora do Centro Municipal de Longevidade, Luciana Setubal.

No evento, a ATAV – Área Técnica de Ações contra Violência do município de Mesquita fará uma roda de conversa. Assim, a temática será debatida com todos envolvidos. Aspectos como, por exemplo, medidas de prevenção que auxiliam a identificar situações de violência e negligência contra os idosos entrarão em pauta. E, para finalizar a programação, será oferecido um lanche em ambos os dias pela equipe técnica do Centro Municipal de Longevidade. Além disso, será oferecida também aferição de pressão e verificação de glicose.

Tipos de violência contra as pessoas idosas:

Existem diversos tipos de violência contra as pessoas idosas. Entre elas, as mais comuns são violência psicológica, emocional e financeira, assim como a negligência. Ela acontece quando os responsáveis não oferecem cuidados básicos, como saúde, higiene e medicamentos, por exemplo. Além disso, o abandono se enquadra em um tipo de violência, uma vez que é considerado uma forma de extrema negligência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: