Semana Mundial do Meio Ambiente em Maricá começa com ações na trilha do Catumbi

A  comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente, por parte da Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, teve início nesta  terça-feira (01/06) com uma ação no túnel da antiga linha férrea, no Calaboca, em Inoã,  para a retirada da vegetação exótica e de resíduos.  A atividade  contou com integrantes do  Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Segundo o gestor da secretaria de Cidade Sustentável, Felipe Zeidan Silveira, a ação  teve um número reduzido de pessoal , devido a pandemia da Covid-19.

“Nosso objetivo é fazer um mutirão para retirada de resíduos sólidos e também para remover as espécies exóticas invasivas na trilha do Catumbi. Essa é uma das principais trilhas de Maricá. As plantas exóticas predominantes são o capim-colonião, orquídea africana exótica e diversos tipos de capim exóticos”, afirmou .

André Costa, coordenador de uso público do Parque Estadual da Serra da Tiririca afirmou que a presença dessas plantas de espécie exóticas invasoras faz com que as outras espécies não consigam crescer.

“Na competição por nutrientes e luz, saem ganhando das espécies o que causa perda da biodiversidade local e da área dessas espécies nativas. O nosso trabalho é remover essas espécies e fazer o plantio dessas plantas nativas”, comentou. 

Moradora da localidade há mais  de 20 anos, Marlene Pimentel Teixeira, de 69 anos, disse que a limpeza e conservação do local significa além de tudo segurança para população.

“Com tudo limpo, não ficam circulando bichos indevidos e a população que vem visitar tem um estímulo para conservar e manter a limpeza. Ter a nossa cidade conservada é um presente, eu fico muito feliz”, disse.

Programação da Semana Mundial de Meio Ambiente

02/06 Exibição, também através das mídias sociais da Prefeitura, do vídeo “Aprecie a Natureza, Animais em Risco!”.

03/06 Exibição do vídeo “Ações para conscientizar”, que tem como objetivo ser uma amostra de como pequenas ações ambientais são exemplos de conscientização ecológica, despertando uma relação de respeito e harmonia com a natureza no momento de separação do lixo, por exemplo.

04/06 Exibição do vídeo “Plantar, Colher e Alimentar”, nas redes sociais da Prefeitura.

9h – Instalação de placa informativa de conscientização ambiental próximo à Sacristia, em Ponta Negra.

05/06 9h- Distribuição de mudas do programa Maricá + Verde, na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo)

– Circuito Ecológico Caminhos de Maricá / Local: Refúgio de Vida Silvestre no Espraiado

– Exibição do vídeo “Descarte Correto de Resíduos”, nas redes sociais da Prefeitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: