fbpx

Secretário de Saúde de Duque de Caxias, Dr José Carlos, realiza parto de emergência

Na início da manhã desta quinta-feira (25), o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias, Dr José Carlos de Oliveira, foi surpreendido ao chegar no Hospital Municipal Dr Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) com a prestação de socorro à Severina Borges da Silva, de 26 anos, moradora do bairro Vila Ideal, em Duque de Caxias, que se encontrava em trabalho de parto, dentro de um veículo que acabava de chegar ao estacionamento da unidade hospitalar. De imediato, o secretário de Saúde, que é obstetra, deu início ao parto emergencial, ali mesmo no veículo, tendo como objetivo principal salvar a vida da mãe e do bebê.

Em alguns minutos, o parto foi realizado de forma bem sucedida com o nascimento de uma linda menina, que recebeu o nome de Maria Clara. Logo após, a mãe e a bebê, que nasceu com 3,675 kg, foram encaminhadas para a nova Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra, onde passaram por exames e seguem recebendo os cuidados necessários. A diretora técnica da Maternidade, Dra Clara Carvalho, informa que a pequena Maria Clara e sua mãe passam bem e devem receber alta nas próximas 24 horas.

Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra

No dia 13/06, Duque de Caxias ganhou a mais moderna e bem equipada maternidade da Baixada Fluminense para o atendimento à mulheres com gravidez de baixo e alto risco, com equipamentos modernos e profissionais especializados no cuidado com as gestantes. Até agora, já foram realizados 85 partos na unidade.

A nova maternidade tem um diferencial importante que é o atendimento totalmente humanizado, o que garante que as mães e os bebês não sejam separados em nenhum momento. As gestantes podem contar com um Centro de Parto Normal (CPN) com oito PPPs (unidades de Pré Parto e Puerpério), que são quartos individuais e com privacidade, e também com uma unidade transfusional, lactário, farmácia, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e um laboratório de análises clínicas. No acolhimento, as mães contam com cardiotocografia e classificação de risco.

A Maternidade de Santa Cruz da Serra possui centro cirúrgico, ambientes de recuperação pós anestésica (RPA), UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) materna e neonatal. São 20 leitos de neonatal e 10 de UTI materna. Há, ainda, 12 enfermarias com seis leitos cada, uma enfermaria com cinco leitos, e mais três de isolamento, totalizando 80 leitos. Todos os espaços contam com climatização e área para acompanhantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: