Secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo de Pinheiral busca parcerias para o município

O secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo de Pinheiral, Julio Barbosa, acompanhado da diretora de Cultura, Tânia Amorim, esteve no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 05, para cumprir duas agendas em busca de parcerias para o município. Uma das agendas foi na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa onde conversou com os assessores Adenilson e Conceição sobre projetos incentivados através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

De acordo com o secretário, no ano de 2020 Pinheiral teve dois projetos aprovados no Estado que não puderam ser executados por conta da pandemia e o principal objetivo da reunião foi tratar caminhos para que tão logo a pandemia acabe, os mesmos possam ser realizados. Dentre eles o projeto da festa de aniversário da cidade.

Ainda segundo ele, na reunião foi falado sobre a possibilidade de editais da secretaria que contam com repasses de fundo a fundo, ou seja, uma verba destinada direto do fundo estadual da Cultura para o Fundo Municipal. Uma das principais vantagens destacadas é a de Pinheiral ser um dos poucos municípios dentre os 92 do Estado que hoje tem seu sistema de Cultura em dia com o Conselho, Plano e Fundo Municipal.

“Estaremos sempre em busca de parcerias para nossa cidade. Vamos estreitar cada vez mais esta parceria com o Estado e tentar absorver o máximo que pudermos não só para promover a cultura aos nossos cidadãos, como também para valorizar nossos artistas e agentes culturais”, comentou Júlio Barbosa.

Já em outra agenda na Secretaria de Estado de Turismo, o encontro foi com o secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca, o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida e o chefe de gabinete da secretaria, Luciano Muniz.

No encontro o secretário de Pinheiral enfatizou sua preocupação em criar uma identidade como atrativo para o município, além de restaurar e preservar pontos turísticos da cidade como a Estação da Cultura, que em breve será o Condomínio do Artesanato e o Parque das Ruínas do Casarão.

Gustavo Tutuca disponibilizou uma equipe da secretaria que, em breve, visitará Pinheiral e realizará um trabalho de pesquisa que possa encontrar a vocação turística da cidade. Outro ponto é o apoio e incentivo aos artesãos, especialmente, com a ampliação do cadastramento das Carteiras Nacional do Artesão do Programa de Artesanato do Rio de Janeiro que possibilita o acesso a eventos, feiras e também descontos em lojas de materiais.

“Sempre tive um grande carinho por Pinheiral e hoje um dos meus focos é trabalhar o turismo no interior, por isso não mediremos esforços para ajudar no que for preciso”, salientou Gustavo Tutuca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: