fbpx

Secretarias de Mangaratiba e FMP montam força-tarefa para impulsionar o fomento de recursos na área da cultura

As Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Governo, Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais e Eventos, Agricultura e Pesca de Mangaratiba, junto com a Fundação Mário Peixoto, acabam de criar uma força tarefa para impulsionar o setor de cultura e tradições do município. O objetivo do projeto é capacitar artistas de diversos segmentos, pescadores artesanais e agricultores para participarem de editais de empresas ou instituições públicas que destinem recursos para estes grupos.

“Nosso objetivo é somar forças e preparar o segmento cultural, o qual inclui pescadores artesanais e agricultores, para que eles possam captar recursos e investir nas suas produções ou trabalhos. Queremos formalizar a atividade do segmento cultural porque entendemos que isso é bom para eles e para o município também. Toda a rede de cultura consegue se fortalecer com este tipo de ação, além de beneficiar a sociedade”, explicou o Secretário de Turismo e Cultura, Fernando Luiz da Matta.

Além de orientar os representantes do segmento cultural, explicando o passo a passo para que eles participem de editais, projetos ou premiações, a Prefeitura e a FMP também vão disponibilizar consultorias, atendimentos individualizados e facilitar a formalização e abertura de MEIs (este último através da Sala do Empreendedor).

“A ideia é criar uma rede de apoio aos representantes do segmento cultural. Através da Fundação já estamos realizando a consultoria pelo Programa Municipal de Formação na Área de Cultura (PROMFAC), mas, o objetivo é ampliar esse trabalho, e com a ajuda das demais secretarias, deixar o artista apto a participar de qualquer iniciativa que lhe traga recursos e aumente seu portfólio”, comentou o Secretário Executivo da FMP, Daniel Santos.

Ele ainda lembrou que a consultoria que vem sendo ofertada pelo PROMFAC já rendeu bons frutos para o município e que a adesão de artistas de Mangaratiba nos editais do governo estadual passou de zero para dezessete.

Também estiveram presentes na reunião o Subsecretário de Eventos, Roberto Monsores, o Subsecretário de Agricultura e Pesca, Tauan de Moura, o Subsecretário de Turismo e Cultura, Cláudio Maia, além do Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Bondim, e do Diretor de Cultura da FMP, Gil Del Carmo, entre outros representantes.

Próxima capacitação:

Cabe destacar, que já na próxima sexta-feira, dia 17/09, representantes da Secretaria Estadual de Cultura estarão em Mangaratiba para apresentar os editais do Governo Estadual que estarão abertos para o segmento cultural nos próximos meses. Alguns prevêem até sete prêmios para artistas do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: