Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias reúne empreendedores da área de Turismo, Gastronomia e Cultura em Xerém

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias promoveu nesta sexta-feira (29/05) um encontro no distrito de Xerém para discutir práticas turísticas, economia criativa e desenvolvimento local. Para a reunião, a SMCT contou com a participação de representantes de empreendimentos ligados ao turismo de lazer, aventura, gastronomia, cultura e artesanato da região.

O encontro aconteceu no espaço Mantiquira Mercado Local (Estrada Pastor Manoel Avelino de Souza – Mantiquira), com a presença da subsecretária de Turismo da SMCT, Lídia Malafaia; do Coordenador de Economia Criativa e assessor de Projetos Especiais da Secretaria, Egeu Laus; da turismóloga Marlen Ramalho; da coordenadora de Artesanato, Zilma da Conceição; diretores da Secretaria Municipal de Urbanismo e da Secretaria Municipal de Comunicação.

Neste primeiro momento, a conversa teve como objetivo ouvir os empreendedores e conhecer as suas práticas e as atividades que já realizam na localidade.

“Através da subsecretaria de Turismo estamos realizando um mapeamento dos locais turísticos e atividades culturais do município. Xerém é um celeiro de iniciativas e de locais que despertam o interesse, não só dos moradores de Duque de Caxias, mas de todo o Estado. Ouvir as demandas e conhecer as dificuldades desses comerciantes e empreendedores é o nosso objetivo neste primeiro encontro. Estamos muito felizes de estar aqui e de encontrar tantas pessoas interessadas nessa iniciativa”, destacou a subsecretária Lídia Malafaia.

Para os próximos encontros, a SMCT pretende dividir em grupos de interesse, como turismo ecológico, de aventura, histórico, gastronômico e cultural.

Para a criadora do espaço Mantiquira Mercado Local, Ivi Felix, essa iniciativa chega num momento importante para todos que investem em turismo em Xerém, pois com a pandemia muitos estão buscando alternativas e apoio para manter seus negócios.

“A expectativa é de que nos próximos encontros a gente aprofunde ainda mais nas alternativas de superar a crise e formas de conduzir as atividades de turismo no distrito, tendo como foco a valorização do meio ambiente e cultura local”, diz a empreendedora social Ivi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: