Secretaria de Saúde fiscaliza comércio para conter aglomeração

Ação em parceria com os municípios vistoria estabelecimentos e entorno de bares, restaurantes e supermercados

A Secretaria de Estado de Saúde iniciou nesta semana uma ação de fiscalização em estabelecimentos comerciais de diversas cidades com o objetivo de evitar aglomerações no período de pandemia do coronavírus. Neste sábado (11/04), a ação, realizada entre as vigilâncias sanitárias estadual e municipal, acontece em Duque de Caxias. Estabelecimentos de outras duas cidades, Nova Iguaçu e São Gonçalo, também foram fiscalizados.

Para o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, o trabalho de fiscalização é uma ação que contribui para evitar a circulação do coronavírus.

– Essa iniciativa é mais um importante papel complementar para que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações. É a única forma de proteção segura. Não queremos que profissionais de saúde tenham de tomar decisão de quem vive ou quem morre. É hora de ser solidário. Ficando em casa você também ajuda o próximo – afirmou Edmar Santos.

Por ser um trabalho educativo, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Saúde ainda não aplicou multa, mas já emitiu termos de advertência, além de orientar os comerciantes com relação à sinalização no ambiente de convivência e o espaço de, no mínimo, 1,5 metro de distância entre as pessoas.

A maioria das abordagens, nestes primeiros dias de trabalho, ocorreu em ruas no entorno desses estabelecimentos, onde foi identificada grande concentração de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: