Secretaria de Saúde de Mangaratiba retoma serviço de cirurgias bucomaxilofaciais

A Secretaria de Saúde de Mangaratiba acaba de ampliar a rede de cuidados e atendimentos prestados a população. Isso porque, nesta semana a equipe de especialistas bucomaxilofaciais do Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB) retomaram a realização de cirurgias no Centro Cirúrgico da unidade. Em apenas dois dias, foram efetuadas a retirada de um Odontoma (Tumor benigno) e uma Osteotomia de Mandíbula (canino incluso).

“Estamos muito felizes por poder devolver esse serviço especializado para a população. Alguns dos procedimentos feitos no nosso hospital, nem clínicas particulares realizam”, destacou a Secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco. O atendimento inicial e triagem dos pacientes que precisam da cirurgia bucomaxilofacial é realizada no Centro de Especialidades Odontológicas, o CEO. Na unidade, os profissionais realizam o diagnóstico e encaminham os casos cirúrgicos para o serviço bucomaxilofacial do HMVSB.

Segundo o Superintendente da Odontologia do município, Dr. José Carlos Simões, já foram identificados no CEO vários casos que necessitam de uma intervenção cirúrgica especializada. “Estamos com uma demanda de mais de 30 cirurgias programadas, que serão realizada nas próximas semanas. Essa é uma conquista e um serviço muito importante para a população de Mangaratiba”.

PRIMEIROS CASOS CIRÚRGICOS

Dentre os casos atendidos nessa semana, encontra-se o de uma menor de três anos. Durante uma radiografia de rotina foi detectado que ela apresentava um Odontoma Composto, que é uma espécie de tumor benigno. A criança foi prontamente atendida e em poucos dias, passou pelo procedimento cirúrgico que fez a remoção total do tumor na região maxilar. A cirurgia foi um sucesso e realizada com todo cuidado pela Dras. Elisabete Franscisco e Luciléia Esperança.

O outro paciente operado nos últimos dias, foi um adolescente de 14 anos, que fazia tratamento de ortodontia no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O paciente apresentava a retenção de um dos seus dentes caninos e precisou passar pela cirurgia de osteoplastia de mandíbula, para a remoção do dente. O jovem, que identificou o problema através de um simples raio-x panorâmico, chegou a ficar internado, mas, teve alta hospitalar em menos de 24 horas depois do procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: