Secretaria de Obras de Itatiaia vistoria viaduto sobre linha férrea no Country Club

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Itatiaia, juntamente com representante da MRS Logística, concessionária responsável pela operação da malha regional Sudeste da extinta Rede Ferroviária Federal, vistoriou as cabeceiras do viaduto sobre a linha férrea, na altura do bairro Country Club. No local, nos dois lados, o pavimento apresenta trincas, indicando que o piso da pista de rolamento estaria cedendo.  

O Secretário de Obras, Altamir Barreto, o Coordenador Geral de Obras, Deivid Oliveira, e o geólogo da Prefeitura, Jorge Lauria, acompanhados do representante da MRS, vistoriaram as cabeceiras e identificaram, numa análise preliminar, haver instabilidade no solo que apóia o pavimento, na junção com o viaduto.  

Outro problema identificado pelo funcionário da empresa é que boa parte do material utilizado para a contenção das cabeceiras foi furtado, entre eles dormentes e trilhos de aço. O representante da MRS deve apresentar um relatório para a concessionária, informando as condições técnicas do viaduto e o furto do material. Vale ressaltar que os objetos são pesados, o que torna pouco provável que somente um indivíduo tenha conseguido carregá-los.    

“Vamos, de forma oficial, junto à MRS, solicitar uma inspeção técnica para encontrar as melhores alternativas para o local, pois há uma área que é de domínio da empresa. Estamos em contato com a concessionária para definir quais são as nossas responsabilidades e quais são as da MRS. O viaduto é um acesso essencial para o bairro Country Club e nos preocupa o fato de o verão se aproximar, quando as chuvas normalmente são mais frequentes. Estamos dando total atenção a essa questão”, disse Altamir.  

O Secretário de Obras informou ainda que a Prefeitura vai apresentar a MRS uma proposta para construção de um outro viaduto, ao lado do existente hoje, o que duplicaria o acesso ao bairro. “Vamos discutir com a empresa quais são as formalidades a serem atendidas, até a elaboração de um projeto executivo. Vale ressaltar que a Prefeitura encara essa obra como uma prioridade”, afirma.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.