Secretaria de Educação de Queimados realiza encontros de formação aos novos docentes da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Educação com as coordenações de Educação das Relações Raciais (ERER) e sala de leitura; Educação Infantil e Ensino Fundamental tem oferecido formação inicial aos novos docentes da rede. Os Encontros formativos acontecem de modo virtual, sempre às segundas-feiras, e versam sobre temas relevantes tais como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a educação para as relações étnico-raciais e a importância das ações conjuntas entre professores regentes e implementadores da sala de leitura para o combate do racismo e promoção do prazer de ler.

No dia 11 de janeiro houve a acolhida dos servidores pelos subsecretários professor André Monsores e professora Mytse Andrea, mediado pelo Departamento de Educação na pessoa da professora Rosemar Seixas com apresentação da proposta de trabalho para o mês de janeiro.

No encontro do dia 18 de janeiro, o professor Gênesis Carvalho apresentou o panorama sobre a BNCC, suas concepções e estrutura bem como a sua utilização para a construção do documento curricular queimadense para melhor conformação do mesmo ao contexto pandêmico.

A educação antirracista foi tema do encontro do dia 25 de janeiro, coordenado pelas professoras Giselle de Souza Maria e Jacqueline Lima de Souza juntamente com os implementadores Igor Gonçalves e Sandra Remígio. Nas palavras dos educadores, ilustrada no mosaico acima, o encontro foi um emocionante espaço de partilha de saberes que os inspirou na construção de aprendizados para construção de uma educação antirracista.

Esse movimento formativo culminou em uma roda de conversa no dia 29 de janeiro iniciada com a fala da secretaria de Educação, Zilda Carolina. Nessa roda foram possibilitadas trocas de experiências docentes suscitadas pelos encontros anteriores, promovendo reflexões sobre as práticas pedagógicas que permeiam o trabalho desses profissionais. A professora Elizabeth Dantas, coordenadora da Educação Infantil, mediou o momento propondo reflexões acerca dos conceitos de Memória, Identidade, Narrativas e Letramentos, apresentando, nesse sentido, considerações relevantes para fomentar o diálogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: