Secretaria de Cultura chega a 56 projetos aprovados via Lei de Incentivo em 2020

Com o objetivo de agilizar o processo de autorização de patrocínio via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio publicou no Diário Oficial mais três projetos incentivados inscritos em 2020 no sistema Desenvolve Cultura: Aniversário Rádio Cidade, Festival Novas Frequências 9ª Edição e Rio 2C. Juntas, as iniciativas somam R$ 4,6 milhões de investimento. 

 

Com os três projetos, a secretaria chegou a 56 patrocinados via Lei de Incentivo à Cultura, em 2020, com investimento total de R$ 42 milhões. Deste total, seis projetos já são inscritos e autorizados na plataforma Desenvolve Cultura, lançada em agosto.

 

– A mobilização para agilizar as autorizações tem sido muito importante para manter o setor aquecido, mesmo com a pandemia da Covid-19. É um importante ganho para o produtor cultural foi a plataforma Desenvolve Cultura, que agilizou a tramitação de projetos e a aprovação de patrocínios dos projetos inscritos em 2020, mostrando que o trabalho tem apresentado bons resultados – disse Danielle Barros, secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio.

 

Sistema Desenvolve Cultura

 

Desde agosto de 2020, o processo de apresentação para os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura ganhou um novo formato. Não há mais edital, o processo está aberto de março a novembro. Outra novidade é o Sistema Desenvolve Cultura, que recebe as inscrições e abriga diversas informações para facilitar a busca por patrocínios via renúncia de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

 

Resumo dos projetos

 

Aniversário da Rádio Cidade

 

O projeto tem como principal objetivo difundir e fomentar a cultura, com realização de shows gratuitos com artistas da música popular brasileira do segmento Rock, em comemoração ao 20º Aniversário da Rádio Cidade – A Rádio do Rock, no dia 2 de maio de 2021, a partir das 16h, no Parque Madureira.

 

Festival Novas Frequências

 

Em sua décima edição, o festival de música experimental e arte sonora da América do Sul terá programação que se destina a todos os públicos e reúne 23 artistas nacionais e internacionais com apresentações inéditas, feitas exclusivamente para o festival.

 

Rio 2C

 

É o maior festival de criatividade e inovação da América Latina. O Rio2C acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 14 a 18 de abril de 2021, na Cidade das Artes, e se dividirá em dois momentos: Conferência – voltado para empreendedores e profissionais da indústria criativa, com palestras, discussões, pitchings e rodadas de negócio (14 a 16 de abril); Festival – com exibições, shows, instalações artísticas, evento literário, palestras, workshops, oficinas, exibições e experimentações dedicada ao público em geral, jovens universitários e estudantes – futuros profissionais da indústria criativa (17 e 18 de abril).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: