Secretaria de Agricultura dá início à elaboração do Mapa de Produção de Casimiro de Abreu

Entender a realidade do setor produtivo da agricultura e implementar ações de fomento à atividade. Com esse objetivo, técnicos da Secretaria de Agricultura e Pesca de Casimiro de Abreu deram início à elaboração do Mapa de Produção do município.

O levantamento foi iniciado nas propriedades rurais do Ribeirão, uma das áreas mais produtivas do município, e será estendido a outras comunidades agrícolas, como Visconde, Sapê, Trevo dos 40, Brejão, Vila Verde, Rio Dourado e a região serrana.

De acordo com o biólogo Maurício Porto, com as informações atualizadas, o município terá dados reais sobre a produção local. “Quantos hectares de terra foram preparados para o plantio, o quanto se plantou, o quanto se colheu e qual foi a produtividade. Com esses dados, vamos poder saber o que está saindo de produção de Casimiro de Abreu, além de conhecer a grande variedade do que é produzido por aqui, como feijão, milho, aipim, inhame, banana, entre outras culturas”, ressaltou Maurício.

Além de informações sobre a produção, este levantamento também vai atualizar os dados sobre as áreas de plantio, com análise química e física do solo. “Qual a vantagem disso? Otimizar e melhorar a assistência técnica no campo. Vamos conseguir, por exemplo, auxiliar o produtor a melhorar sua produtividade com a adoção de práticas adequadas de uso do solo”, ressaltou o secretário municipal de Agricultura, Douglas Macedo.

Segundo o engenheiro agrônomo Rodrigo Guedes, o levantamento também vai auxiliar na promoção da formalização do produtor rural e na obtenção da nota fiscal do produtor.

O mapeamento é um trabalho interdisciplinar e tem a participação de engenheiros agrônomos, técnicos em agropecuária, biólogo, uma engenheira ambiental e sanitarista, além dos operadores de máquinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: