Saúde de Duque de Caxias promove ações de prevenção as Hepatites virais

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias, promove ações pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de Julho. 
As ações, promovidas pelo Programa municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais do município, fazem parte do Julho Amarelo e seguem o calendário abaixo:
– CRAESM /Xerém: 
Dia 25/07, de 8H às 12h
Endereço: Rua 25 de Agosto, Xerém 
– UPH IMBARIE: 
Dia 29/07, de 8h às 12h
Endereço: Rua Catarina, s/n, Imbarie 
– UBS EDNA SALES:
30/07, de 8h às 12h 
Endereço: Rua Paracatu, Jardim Gramacho

Nas unidades as equipes de saúde estarão atendendo a população com a realização de Testes Rápidos de Hepatite C (HVC), palestras educativas, orientação sobre prevenção da doença e distribuição de material informativo.

Panorama atual
O Ministério da Saúde estima que, atualmente, mais de 650 mil pessoas são portadoras da Hepatite C e não foram diagnosticadas. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde informa que foram notificados 1.513 casos de Hepatite C no Estado do Rio de Janeiro em 2018, o que corresponde a 8,8 casos por 100 mil habitantes, abaixo da média nacional. No mesmo ano foram notificados 393 casos de Hepatite B.

Sobre a Hepatite C, a coordenadora do Programa de Hepatites Virais da SES RJ, Drª Clarice Gdalevici, orienta que todos que receberam sangue antes de 1993 devem procurar uma unidade de saúde para fazer o teste rápido específico da doença. Para ela, a meta é eliminar a doença até 2030 com o aumento do diagnóstico, do tratamento, da realização de testes rápidos e da capacitação de profissionais. A hepatite C tem 95% de cura com a administração de medicamentos antivirais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: