São Gonçalo: Maternidade Dr. Mário Niajar amplia serviço de apoio ao aleitamento materno

Equipe multidisciplinar atua diariamente no suporte às mães e bebês internados na unidade

O serviço de proteção e apoio ao aleitamento materno da Maternidade Dr. Mário Niajar, no Alcântara, está passando por uma grande reestruturação e aperfeiçoamento no atendimento. Com uma média de 500 partos por mês, a maternidade conta com uma equipe médica multidisciplinar que atua no dia a dia das mães e dos bebês que estão na maternidade.

“Estamos reestruturando todo o processo de suporte e informação de amamentação para uma melhor assistência às mães. Antes, a maternidade contava apenas com uma sala de serviço para aleitamento, atualmente, nosso serviço é feito ativamente junto à mãe, com uma grande equipe médica competente e habilitada para o que faz, composta por ginecologistas, obstetras e pediatras. Além disso, contamos com uma equipe de enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, que dá suporte para as mães e seus bebês.”, afirmou a diretora geral da unidade, Dra Glei Pain.

Com essa reestruturação, a rotina da maternidade mudou. A atual direção realizou um diagnóstico das fragilidades do serviço que antes era oferecido e desenvolveu um planejamento para que o atendimento ocorresse em todos os setores da unidade. Hoje em dia, a equipe de enfermagem realiza avaliação e orientação diária ao aleitamento em todas as mães que estão internadas na maternidade.

“Com esse novo método de atendimento implementado, todos os profissionais passaram a ter um olhar especial ao aleitamento materno. Inicialmente, toda a equipe multiprofissional da unidade passou por um treinamento, realizado pela enfermeira Carla Moema, que é mestre no assunto, e a partir disso introduzimos nossa atual proposta de atendimento. Foi desenvolvida uma ferramenta de trabalho onde fazemos um check list de avaliação e observação no dia a dia da mãe e do bebê no leito. Esse formulário foi feito com base nos 10 passos do aleitamento materno, que é preenchido diariamente, com isso conseguimos acompanhar diversos fatores, como a condição do mamilo da mãe e a solicitação da fórmula láctea”, informou a gerente de enfermagem da unidade, Ester Finamore.

Também foi ampliado o acompanhamento por parte da equipe de nutrição que, além de orientações diárias, realiza o encaminhamento para captação pós alta para o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno, desenvolvido na Clínica Municipal Gonçalense.

“Quando a gestante dá entrada na maternidade, a equipe de nutrição já inicia os atendimentos e realiza diariamente o acompanhamento dessa paciente, ou seja, a assistência acontece desde a entrada na unidade até a sua alta. Os nutricionistas planejam a dieta apropriada para a necessidade de cada paciente e a o bebê também é assistido pela equipe de nutrição, que realiza sua avaliação nutricional no dia a dia. Durante o atendimento, a mãe é orientada a seguir uma alimentação saudável e direcionada sobre a importância do aleitamento materno. Também realizamos uma parceria com o Grupo de Aleitamento Materno da Clínica Municipal Gonçalense, que atua no auxílio às mães nas possíveis dificuldades da amamentação. Ao dar alta à gestante, damos a ela o encaminhamento para a clínica, explicando a importância do grupo e o que ele pode trazer de benefício”, disse Priscilla Vieira, coordenadora e responsável técnica de Nutrição da Maternidade.

A Maternidade Dr. Mário Niajar, que funciona como porta aberta, 24 horas por dia, fica na Rua Dr. Alfredo Backer, 324, Alcântara, São Gonçalo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: