fbpx

São Gonçalo faz campanha para doação de sangue no Teatro Municipal

A solidariedade da população de São Gonçalo entra em cena nesta quinta-feira, 10 de junho, quando o Teatro Municipal de São Gonçalo será palco de uma campanha de coleta de sangue do Hemorio, das 10h às 15h. A ação, que é uma iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Procuradoria, tem a expectativa de coletar 100 bolsas de sangue.

O Hemorio é uma instituição do governo estadual e distribui sangue para mais de 200 hospitais públicos e conveniados com o SUS no Estado do Rio de Janeiro.

Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mínimo 50 Kg, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue, não ter nenhum processo inflamatório, não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

No caso dos jovens de 16 e 17 anos é necessário uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Covid – Com relação ao novo coronavírus, pessoas que já tiveram a doença podem doar, uma vez que não há confirmação de contaminação por transfusão de sangue. Contudo, no protocolo adotado, a pessoa precisa esperar 30 dias para doar, respeitando a janela necessária para evitar o contágio tradicional no ambiente da unidade. Já os que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por 1 ano após a cura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: