São Gonçalo amplia pontos de testagem para suspeita de covid-19

Clínica passa a fazer o RT-PCR exclusivamente em crianças

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo disponibiliza mais um local para realização do teste RT- PCR, também conhecido como Swab, que pode confirmar a covid-19 no início da doença. A Clínica da Criança, que já realiza cerca de 50 testes rápidos por dia, agora dispõe de mais uma ferramenta na prevenção à disseminação do coronavírus.

O local funciona no sistema “porta aberta” e atende crianças de até 12 anos, das 9h às 16h.

“Já realizamos cerca de 50 exames rápidos por dia e, com o Swab, vamos ampliar a oferta de testes para as crianças do nosso município, contribuindo diretamente para evitar o avanço da doença no município”, disse a diretora da unidade, Tathiana Delgado.

Covid – Os sintomas provocados pelo coronavírus são febre, tosse, coriza, dificuldade de respirar e falta do olfato e paladar.

“Devem procurar as unidades de saúde todos que estão com os sintomas da covid-19, principalmente, falta de olfato e paladar. E também aqueles que tiveram contato com alguém que teve a doença, mesmo estando assintomático. Neste caso, deve procurar o Centro de Triagem”, explicou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gláucia de Oliveira.

Além do novo posto de testagem na Clínica da Criança, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo disponibiliza 12 locais para a população fazer exames da covid-19 com o sistema “porta aberta”. A secretaria realiza em média 3,5 mil exames por semana.

Locais dos exames

Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, diariamente, das 8h às 18h;

PAM Coelho, PAM Neves, PAM Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Clínica da Criança (0 a 12 anos); Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina; Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara e Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa, de segunda a sexta, das 9h às 16h;

Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo: de segunda a sexta, das 8h às 20h; e sábado, das 8h às 13h;

O Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, Lagoinha, diariamente, 24h;

Tipos de exames:

Rápido e sorologia – realizados através do sangue
RT-PCR (swab) – realizado através de fluidos nasais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: