SAMU de Duque de Caxias realiza mais de 5.000 atendimentos em 2021

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, presta homenagem aos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo dia Nacional do Socorrista, comemorado em 11/07. A data foi instituída para lembrar o trabalho dos profissionais do Serviço de Emergência, que prestam o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) por meio de Condutores, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Médicos.

No município, a equipe SAMU é comandada pelo diretor geral, Adriano Pereira, o coordenador geral, Adilson Vicente, e o coordenador médico, Rafael Baruzzi, que vivem de forma intensa a pandemia do novo Coronavírus. O momento de grandes desafios exige ainda mais desses profissionais que estão na linha de frente.

De janeiro a abril deste ano, os socorristas do SAMU 192-DC já realizaram 5.092 atendimentos, contabilizando uma média de 1.273 ocorrências por mês. Os dados levantados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF) mostram que houve predominância dos atendimentos clínicos (71%), seguidos de trauma (14%), atendimentos psiquiátricos (11%), obstétricos (1,9%) e pediátricos (0,7%).

Os serviços realizados pelos socorristas, através do telefone 192, atendem a população com o objetivo de chegar precocemente à vítima em situação de emergência que possa levar ao sofrimento, sequelas ou mesmo a morte. Estes profissionais são responsáveis por realizar o primeiro atendimento e encaminhar os pacientes até uma unidade de saúde no menor tempo possível para continuidade do tratamento.

O SAMU funciona 24horas por dia. Para entrar em contato, basta ligar para o número 192 e responder algumas perguntas para que seja direcionado o melhor recurso, conforme necessidade e avaliação do médico regulador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: