fbpx

Rio ultrapassa marca de 20 milhões de vacinas contra a Covid-19 aplicadas

O estado do Rio de Janeiro atingiu a marca de mais de 20 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Com isso, 56% da população adulta estão com o esquema vacinal completo, com as duas doses ou dose única. Mais de 90% já tomaram a primeira dose do imunizante.

Apenas em setembro, foram quase 3 milhões de vacinas aplicadas. Do total de doses do estado, mais de 12 milhões foram de primeira dose.

A capital lidera o ranking, com 6 milhões de doses. Desse total, 41% são doses da AstraZeneca, 31% da Coronavac, 25,7% da Pfizer e 1,8% da Janssen.

A Secretaria de Estado de Saúde decidiu não flexibilizar o uso de máscaras no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada após uma reunião com o grupo técnico de especialistas que assessora a vigilância estadual, na última sexta-feira (8).

Mas a capital planeja permitir a suspensão do uso de máscaras em locais aberto e sem aglomeração entre os dias 17 a 23 de outubro.

Uso de máscaras contra a Covid-19

Questionado pela CNN sobre a possibilidade de flexibilizar o uso da proteção facial no estado fluminense, o governador Cláudio Castro afirmou que o processo tem que ser feito pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), mas se mostrou favorável à possibilidade de suspender o uso se os Comitês de Saúde indicarem.

“Daqui a pouco, segundo os Comitês de Saúde, a gente já vai poder ter a perspectiva de tirar a máscara. A máscara hoje é uma questão de lei estadual. Então, vai ter que passar um novo projeto na Assembleia Legislativa falando dessa flexibilização. Essa semana já vou conversar com o presidente André Ceciliano, para a gente deixar a cargo da Secretaria Estadual de Saúde essa possibilidade de flexibilização”, explicou o governador.

No último boletim estadual, divulgado na tarde de segunda-feira (11), a taxa de ocupação nas UTIs por Covid-19 foi de 44%. Atualmente, a maior parte do estado se posiciona com risco baixo de contágio, apenas as regiões Norte e Noroeste permanecem no nível moderado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: